Sendo a inovação um fator de cariz prioritário para o PSD, naquela que é a sua visão de futuro para o País, a candidatura dos sociais-democratas pelo círculo de Braga às próximas Legislativas, representada pelos candidatos Firmino Marques, Sofia Alcaide, e também por João Granja, presidente da Comissão Política da Secção do Partido, visitou a Startup Braga com o objetivo de conhecer o ecossistema empreendedor da cidade e de identificar as necessidades do mesmo.

Em mais uma ação de campanha, a delegação do PSD sentiu o pulsar da Startup Braga, que se tem pugnado por apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas da economia digital, tecnologias para a saúde, nanotecnologia e biotecnologia. O PSD congratula-se com o apoio, desde 2014, a 170 startups que angariaram – até ao final de 2021 – um valor global de investimento superior a 350 milhões de euros.

Para o PSD, o trabalho desta área de negócio da InvestBraga – uma empresa 100% municipal –, tem sido fundamental para posicionar Braga na senda de uma cidade aberta ao futuro, ajudando-a a tornar uma referência para todo o País. A Startup Braga tem desenvolvido um trabalho sustentado de consolidação do ecossistema de inovação e empreendedorismo da região, contribuindo para isso o trabalho de ‘sementeira’ realizado junto de universidades e instituições de conhecimento através do desenvolvimento de programas de ideação, pré-aceleração e aceleração de ideias de negócio.

Complementarmente, o hub de inovação tem disponibilizado um programa de incubação, favorecendo o apoio a startups que se encontrem em fases decisivas de desenvolvimento do seu negócio, e permitindo o acesso a espaços de trabalho em condições mais competitivas.

Com uma rede crescente de mentores e parceiros, a Startup Braga tem ainda promovido inúmeras ações de formação e capacitação de empreendedores, de que é exemplo o programa School of CEOs, realizado anualmente em parceria com a UMinhoExec.

Mais recentemente, e enquanto membro do Conselho Estratégico da Startup Portugal, tem vindo a prestar o seu contributo tendo em vista o reposicionamento da estratégia nacional para o empreendedorismo e o reforço do ecossistema, quer ao nível dos apoios concedidos aos empreendedores, quer ao nível das medidas e instrumentos que permitam acelerar o crescimento das startups, os seus processos de internacionalização e o seu financiamento nos diferentes estágios de desenvolvimento.