Ligação da Rua Nova de Santa Cruz à Rua D. Pedro V vai depender dos “recursos financeiros” a que a coligação liderada por Ricardo Rio tiver acesso.

A coligação Juntos por Braga aponta o prolongamento do túnel na Avenida Padre Júlio Fragata, junto ao Braga Parque, como a melhor solução para unir a Rua D. Pedro V à Rua Nova de Santa Cruz.

Na reunião de Câmara desta segunda-feira, os partidos da oposição lembraram que a ligação das duas artérias é já um desígnio antigo, defendido pelo actual presidente da Câmara, Ricardo Rio, que falhou o objectivo de concretizar a ligação, entre 2013/2017.

“Nao será em 2017/2021 e, muito provavelmente, não será executada por este presidente”, apontou Carlos Almeida, da CDU.

Segundo estudos já realizados, em parceria com a Universidade do Minho, havia para o local três hipóteses: semaforização; uma rotunda ou o prolongamento do túnel.

De lados opostos, a ligação das ruas, disse o comunista, poderiam ser uma forma de ligar as duas partes da cidade bem como facilitar o acesso à UMinho, promovendo “a calmia do tráfego e as velocidades praticadas”, na Av. Padre Júlio Fragata.

Se para a coligação o prolongamento do túnel é a melhor opção, embora exija um esforço financeiro acrescido, para o PS esta opção “não resolveria os problemas”, apontando a rotunda como “a solução mais fácil, economica e imedita na mitigação dos riscos que a zona tem, sobretudo, excesso de velocidade e o número de carros”.

“É o empurrar para a frente algo que todos sentimos que é preciso fazer”, criticou Artur Feio.

Ricardo Rio aponta o prolongamento como a solução que “menos transtornos à fluidez do tráfego vai causar”. “Não podemos dizer que o tráfego em Braga está um pandemónio e propor soluções que contribuam para o agravamento da situação, numa zona próxima do Nó de Infias”, uma área de reconhecidos problemas de trânsito, acrescentou o autarca.

Sem apontar datas, Ricardo Rio afirmou que a concretização do projecto ainda no seu mandato “

vai depender dos recursos financeiros” a que terá acesso.

A requalificação da Avenida Padre Júlio Fragata, junto ao Braga Parque, foi aprovada com voto favorável do PS e abstenção da CDU.

Recorde-se que já havia sido anunciado o investimento de “cerca de 800 mil euros” na requalificação da Av. Padre Júlio Fragata, que, além da repavimentação, passa por alterar os separadores centrais para triplo rail.

Artur Feio discorda da decisão, por considerar que vai “aumentar o conforto dos automobilistas”, que já circulam a velocidades acima do permitido. A obra avança em Setembro e durar três meses.