As autoridades talibãs disseram hoje que morreu o rapaz de 9 anos, preso desde terça-feira, num poço seco com 25 metros de profundidade, numa vila na província de Zabul, no Afeganistão.

Deixou-nos para sempre”, publicou, na rede social Twitter, um conselheiro do Ministério do Interior afegão Anas Haqqani.

“Este é mais um dia de luto e dor para o nosso país”, acrescentou.

O rapaz afegão, identificado como Haidar, caiu no fundo de um poço na aldeia de Shokhak, na província de Zabul, no sudeste do Afeganistão.

Na quinta-feira, às 20h00, as equipas de resgate estimavam que estivessem a cerca de um metro de distância do rapaz. Por isso, deixaram o equipamento que estavam a usar e começaram a escavar em direção ao menino.

Haidar foi resgatado na manhã desta sexta-feira e transportado para o hospital de Kabul, mas acabou por não resistir. Zabiullah Mujahid, porta-voz dos talibãs, publicou nas redes sociais uma imagem do resgate da criança, indicando que as equipas médicas estavam “a tentar salvar o menino”.

Este acidente no Afeganistão lembra o ocorrido no início de fevereiro em Marrocos, quando Rayan, de 5 anos, caiu num poço seco e foi encontrado morto, depois de cinco dias de esforços por parte das equipas de resgate.