Pêpê marcou primeiro, mas Estupiñán e Rochinha garantiram os três pontos para a equipa comandada por Pepa.
O Vitória de Guimarães isolou-se este domingo no sexto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 2-1, com reviravolta, na receção ao Famalicão, em encontro da 25.ª jornada da prova.
O ex-médio vimaranense Pêpê adiantou os forasteiros, que vinham de três vitórias, logo aos seis minutos, mas os locais deram a volta, com tentos do colombiano Óscar Estupiñán, aos 45+1, e Rochinha, aos 47.
Declarações de Pepa, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (2-1) sobre o Famalicão:
«Nós às vezes analisamos o jogo a quente e temos a tendência de dizer que um golo sofrido cedo foi uma má entrada. Nem sempre é assim, hoje não entrámos mal no jogo. O Famalicão na primeira oportunidade faz golo, com mérito. Tentámos sair a jogar com bola, estivemos por cima, tivemos um golo anulado e chegámos à igualdade com mérito. Num jogo depois de três derrotas a jogar em casa e entrar a perder estava tudo preparado para a tremedeira, mas a equipa teve qualidade e caráter. Parabéns aos adeptos, estivemos todos juntos e quando assim é fica mais difícil para o adversário e temos de dar continuidade».
[Pode ser o clique] «Vejo as coisas como um discurso realista, é o que é. Estivemos muito mal com o Arouca, não tivemos capacidade de ter bola. Mais do que o clique tem de ser rápido, ter o nosso foco. Nunca ninguém deixou de trabalhar fortíssimo durante a semana, há jogos em que tivemos dificuldade em fazer o transfer, temos é de prepara o próximo jogo com o mesmo compromisso, atitude e intensidade».
[Segredo é manter o registo nos nove jogos que faltam?] «Andámos muitas vezes no sobe e desce. Esta é a segunda vez que conseguimos repetir o mesmo onze, por várias situações. Já cometemos vários erros, são três pontos muito importantes, fomos superiores,mas já está e temos de trabalhar forte já para o próximo jogo».
[Eleições] «O Vitória é um clube muito grande, com uma massa adepta tremenda. Isso ficou demonstrado na fluência, isto é um clube ímpar. Todos nós, de presidente ao roupeiro, damos tudo pelo clube, temos de agradecer a quem dá tudo pelo clube. Às vezes não conseguimos o que queremos, mas estamos cá para querer melhorar e querer colocar o clube nesta senda de vitórias, que é o que nos alimenta, com intensidade, qualidade e caráter dentro de campo».
Declarações de Rui Pedro Silva, treinador do Famalicão, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota (2-1) frente ao Vitória de Guimarães:
«Entrámos bem no jogo, marcámos logo nos primeiros minutos e não vou salientar o erro individual, que são lances que acontecem. O que lamento mais é, esta equipa está num processo de crescimento, que gostaria de produzir aquilo que produzimos no início do jogo durante o jogo todo. Vamos corrigir isso e continuar o nosso caminho».
«O bom momento que vivemos associei-o à qualidade de jogo e não às vitórias. Não é uma derrota que nos vai retirar o bom momento. Vai manter-se enquanto mantivermos a nossa identidade e o nosso padrão de jogo e não àquilo que é o resultado disso, as vitórias».
[Dificuldades em reagir] «Sofremos dois golos nos piores momentos do futebol, a acabar a primeira parte e no início da segunda. A equipa tem um padrão de jogo, as mexidas na equipa foram para provocar a reação da equipa, para tentar partir o jogo e tentar provocar mais conflito. Pretendíamos ter situações de bola parada e jogadas no último terço, teremos de corrigir na próxima semana».
Ficha de Jogo
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Vitória SC – Famalicão, 2-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Pepê, 06 minutos.
1-1, Óscar Estupiñán, 45+1.
2-1, Rochinha, 47.
Equipas:
– Vitória SC: Bruno Varela, Miguel Maga, Jorge Fernandes, Abdul Mumin, Rafa Soares, Alfa Semedo, Tiago Silva (Janvier, 79), André Almeida, Rúben Lameiras (Quaresma, 69), Rochinha (Geny Catamo, 90+2) e Óscar Estupiñán (Bruno Duarte, 79).
(Suplentes: Matous Trmal, Sílvio, Borevkovic, Ibrahima Bamba, Janvier, Quaresma, Geny Catamo, Nélson da Luz e Bruno Duarte).
Treinador: Pepa.
– Famalicão: Luiz Júnior, Penetra, Riccieli, Batubinsika, De La Fuente (Gustavo Assunção, 65), Charles Pickel (Dolcek, 82), Pepê, João Carlos Teixeira (Jhonder Cádiz, 65), Adrián Marín (Heriberto, 82), Bruno Rodrigues (Pedro Marques, 82) e Banza.
(Suplentes: Zlobin, Diogo Queirós, Dolcek, Gustavo Assunção, Kadile, Heriberto, Marcos Paulo, Pedro Marques e Cádiz).
Treinador: Rui Pedro Silva.
Árbitro: Luís Godinho (AF Évora).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tiago Silva (04), Alfa Semedo (34), Batubinsika (37), Rúben Lameiras (65), Rafa Soares (74), André Almeida (88) e Heriberto (90+3).
Assistência: 9.659 espetadores.