O Vitória foi derrotado (1-3) pelo Sporting, esta noite, numa partida com arbitragem polémica disputada no Estádio D. Afonso Henriques, referente à 27.ª jornada da Liga.

Após os primeiros minutos muito disputados, o Vitória inaugurou o marcador aos 23´, com um remate bem sucedido de Oscar Estupiñán.

O Sporting reagiu e empatou já sobre o intervalo com um penálti cometido por Alfa Semedo. Sarabia apontou o golo da igualdade para os leões.

Ainda na primeira parte, o técnico do Vitória, Pepa, viu o cartão vermelho e foi expulso por contestar uma decisão do árbitro Fábio Veríssimo.

Na segunda parte, os leões adiantaram-se no marcador aos 70′ com um golo de Paulinho.Pouco depois, aos 76′, o jogo foi interrompido devido a confrontos na bancada central, com várias cadeiras a serem arremessadas para o relvado, situação que mereceu a actuação dos agentes da polícia de intervenção.

O Sporting estabeleceu o resultado final, com um golo de Marcus Edwards aos 90’+8′.

Para além do treinador do Vitória, mais dois adjuntos foram expulsos durante a partida.

Na próxima jornada, há derby vimaranense, com o Moreirense a receber o Vitória.

Declarações de Pepa, treinador do Vitória de Guimarães, após a derrota frente ao Sporting (1-3), em jogo da 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Guimarães.

“Em relação à expulsão, conto pelos dedos de uma mão as vezes em que fui expulso. Os amarelos existem. Saí da zona técnica, e o amarelo era justo. Lamento ter sido expulso, mas não posso fazer nada. Foi um jogo bem jogado. Entrámos bem na segunda parte. A primeira parte foi intensa e disputada, sem grandes oportunidades de golo.

Na segunda parte, entrámos muito bem, com oportunidades. A entrada do Pote [ao minuto 54] foi um momento-chave. O Sporting conseguiu ligar mais o jogo e ter ascendente. Depois do 2-1, procurámos tudo com cabeça, mas o golo contra a corrente do Marcus [Ewards] fechou o jogo. Quero dar os parabéns aos jogadores e aos adeptos por tudo o que fizeram.

Os pormenores fazem parte do jogo. Com a entrada do Pedro Gonçalves, o Matheus Nunes baixou e criou-nos dificuldades. A equipa teve personalidade e caráter. Depois, é preciso ter um controlo emocional grande, porque tivemos muitos amarelos muito cedo. O Fábio [Veríssimo] fez um bom jogo tecnicamente. É pena não termos evitado o segundo golo do Sporting, em que foi tudo muito bem jogado.

Não vencemos, mas fizemos de tudo para conseguir outro resultado. Faltou-nos conseguir mais a profundidade. O 3-1 é penalizador, mas os jogadores estão de parabéns. O Sporting esteve por cima 10 a 15 minutos. De resto, foi um jogo equilibrado.

Foi opção [o Quaresma ter ficado de fora].”

Adjunto de Pepa: «Este público foi incrível do início até ao fim»

O treinador adjunto do Vitória, Hugo Silva, comentou a partida em que Pepa e mais dois responsáveis da equipa técnica foram expulsos pelo árbitro que dirigiu o encontro frente ao Sporting.

“A equipa esteve bastante bem. Há que valorizar o que fizeram os jogadores. Na primeira parte, sentimos houve momentos em que não tivemos a bola e conseguimos controlar o jogo e quando a recuperamos soubemos onde criar ‘mossa’ no adversário. Os jogadores interpretaram isso de forma muito boa. Estamos a crescer nesse sentido, a ser cada vez mais consistentes”, disse Hugo Silva.

“Na segunda parte, a equipa entrou bastante bem, nos primeiros 10′, 15′. Houve um momento em que não conseguimos controlar o jogo por mérito do adversário. Fomos atrás do triunfo, não conseguimos. Mas, os nossos jogadores estão de parabéns e este público foi incrível do início até ao fim”, acrescentou.

Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, após a vitória frente ao Vitória de Guimarães (3-1), em jogo da 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Guimarães.

“Entrámos bem no jogo, com bastante posse. Quisemos chegar à linha com cruzamentos, a controlar as saídas do Vitória. Acabámos por sofrer um golo, sem que o Vitória o justificasse na altura. Depois, houve minutos de incerteza, mas voltámos a ser a equipa que costumámos ser e fizemos um golo de penálti.

Na segunda parte, não entrámos tão bem, mas tivemos depois um excelente período, em que encostámos o Vitória. O Pote [Pedro Gonçalves] ajudou nesse sentido. No fim, poderíamos ter tido mais bola, mas tivemos de defender. A paragem pelo que acontece na bancada não nos ajudou, mas o pontapé do Marcus [Edwards] fechou o jogo. Foi um triunfo importantíssimo. Fomos uns justos vencedores.

Nunca planeei as substituições de antemão. Temos uma ideia das dinâmicas que queremos implementar. O jogo vai-nos dizendo coisas e depois acertamos as substituições. Como o Alfa Semedo se juntou à linha defensiva do Vitória, tivemos muito espaço nas costas dos médios. Conseguimos ser melhores com o Pedro Gonçalves. Mas o próprio Slimani já teve impacto após entrar.

Precisamos que o FC Porto perca pontos [para ascender ao primeiro lugar]. A equipa acredita que é possível. Há muitos pontos em disputa. É sempre uma ‘montanha-russa’ de emoções. Temos a esperança de que os nossos adversários, Benfica e FC Porto, percam pontos. Ganhando os nossos jogos, temos sempre esperança até ao fim. Hoje, fomos mais completos do que em Moreira de Cónegos [triunfo sobre o Moreirense].

Temos uma responsabilidade muito maior do que vencer campeonatos. Temos de estar na luta. Só pode vencer um entre os três históricos do campeonato. Há motivação de jogar no Sporting, há competição interna entre os jogadores. Temos de ganhar e de, principalmente, estar nas decisões.

Sentia a equipa mais nervosa no ano passado [quando o Sporting foi campeão]. A equipa é mais adulta, tem mais posse de bola, ataca melhor. No ano passado, sabíamos defender muito bem, mas éramos uma equipa diferente. Neste ano, estamos atrás [do FC Porto]. O primeiro a ‘cair’ vai resolver o campeonato.

O vice-presidente do Vitória de Guimarães, Nuno Leite, informou que o clube minhoto vai pedir reunião com o comando da PSP, após desacatos no jogo com o Sporting, da 27.ª jornada da I Liga.

O responsável alegou que a interrupção entre os minutos 75 e 80 teve origem na “destruição da rede de segurança” pelos adeptos do Sporting que se encontravam na bancada norte inferior do Estádio D. Afonso Henriques e lamentou a carga policial sobre os adeptos vitorianos, após o lançamento de algumas cadeiras por quem estava no setor da bancada nascente contíguo à bancada norte.

“Tivemos conhecimento de que os adeptos do Sporting destruíram uma rede de segurança que deu origem à situação. Mais uma vez, lamentavelmente, a carga policial incide só sobre os nossos adeptos. Quem não se sente, não é filho de boa gente. Vamos defender sempre os nossos adeptos, exemplo de alma, se bem que não é isto que se deseja para o nosso futebol. Vamos fazer um levantamento do que se passou e pedir uma reunião com o comando da PSP”, disse, na sala de imprensa, após o jogo que os ‘leões’ venceram por 3-1.

O dirigente vitoriano congratulou ainda a formação ‘verde e branca’ pela vitória, bem como os jogadores e a equipa técnica do clube vimaranense pela “forma lutadora” como se apresentaram para o desafio.

Veja aqui os melhores momentos da partida: