O golo do espanhol Abel Ruiz, aos 40’, deu a vitória ao SC Braga na receção ao Rangers, em jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa.

A partida começou com pressão alta por parte dos escoceses, que até estiveram perto de marcar aos cinco minutos. Depois de uma recuperação alta, Kent a apareceu isolado, mas Matheus fez muito bem a mancha e evitou que o lance pudesse terminar em golo para o campeão escocês.

Depois, cerca dos dez minutos, registou-se um momento curioso, Matheus pediu assistência médica, o que permitiu que Al Musrati fosse na direção do banco de suplentes para comer. Dado estarmos no período do Ramadão, que o líbio está a cumprir, o médio minhoto apenas se pode alimentar depois do pôr do sol.

O Rangers continuava com a pressão alta e Tavernier criou perigo na área adversária aos 15 minutos. O lateral-direito cruzou para Sakala e, no limite, Al Musrati conseguiu afastar o esférico.

Este susto bastou para acordar o Sporting de Braga, que começou a mandar na partida. Aos 24 minutos, Ricardo Horta apareceu em boa posição para rematar e acertou em cheio no poste. Na jogada seguinte, André Horta marcou mesmo aos escoceses, mas o tiro do médio português foi anulado por falta de Fabiano no decorrer da jogada.

A festa bracarenses não se fez nesse minuto, mas acabaria por se gritar golo no lotadíssimo Municipal de Braga aos 40 minutos. Depois de um passe de Yan Couto, Abel Ruiz, que já tinha marcado no Mónaco, apareceu à entrada da área para rematar para o fundo das redes do Rangers.

Os forasteiros entraram para a etapa complementar determinados a empatar a partida. Giovanni van Bronckhorst fez três alterações de uma assentada aos 62 minutos e os escoceses passaram a jogar de forma mais direta e no seu setor mais recuado, como que a protegerem-se para o encontro da segunda mão em casa, procurando anular as referências ofensivas dos bracarenses.

O Sporting de Braga procurou ampliar a vantagem, e André Horta até rematou para uma boa defesa de McGregor, mas os minhotos tiveram dificuldades em entrar na zona defensiva do Rangers, que pouco ou nada assustou Matheus Magalhães neste segundo tempo, ao contrário do que tinha acontecido nos primeiros 25 minutos da primeira parte no Estádio Municipal de Braga.

A partida entre Rangers e Sporting de Braga, no Ibrox Stadium, está agendada para a próxima quinta-feira, às 20h00, e os minhotos para em vantagem para este jogo que define a passagem às meias-finais da Liga Europa.

Momento do jogo: Abel Ruiz deu a vitória ao Sporting de Braga com um remate bem colocado dentro da grande área, numa altura em que os minhotos já justificavam estar em vantagem.

Declarações de Abel Ruiz, avançado do Sp.  Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a vitória (1-0) frente ao Rangers em jogo dos quartos de final da Liga Europa:

«Estou muito feliz, acho que fizemos um grande jogo. O objetivo de um avançado é marcar, é importante para mim, mas o mais importante é que conseguimos a vitória e temos uma vantagem de um golo».

[Jogo difícil na 2.ª mão?] «São duas equipas muito iguais, que gostam de ter bola, de jogar futebol. Foi um jogo muito competente, o Rangers é uma equipa muito boa. Vai ser muito difícil lá, temos a experiência do jogo de há dois anos, vai ser até ao último minuto».

[Mais espaço para marcar na Liga Europa do que no campeonato português?] «Para mim é o mesmo, tento marcar sempre, mas nos jogos da Liga Europa há mais espaço, as equipas portuguesas fecham-se mais. Mas tenho de fazer o possível para marcar».

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp.  Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a vitória (1-0) frente ao Rangers em jogo dos quartos de final da Liga Europa:

«Foi uma vitória de uma equipa jovem que está a adquirir maturidade. Fizemos uma excelente primeira parte, mandámos uma bola ao poste e marcámos dois golos, um foi invalidado. Podíamos ter um alcançado um resultado diferente. A segunda parte foi diferente, o Rangers respeitou a nossa equipa. Estavam mais prevenidos para as transições, devido a esse respeito o jogo ficou mais encalhado, soubemos fechar bem as portas da nossa baliza, acabámos por vencer bem, estamos em vantagem e temos um segundo jogo que se antevê extremamente difícil para as duas equipas».

[Atenção especial para o segundo jogo] «A nossa preocupação neste momento está direcionada para Vizela. A seu tempo iremos preparar o jogo de quinta-feira. Desde que chegámos a Braga, já são quase dois anos, habituamos os nossos adeptos a ganhar em qualquer estádio. Já ganhámos no Dragão, na Luz e em Alvalade; se ganhámos é porque jogámos para ganhar. Sabemos que teremos um jogo difícil, mas vamos lá para ganhar o jogo».

«Na eliminatória anterior estávamos a ganhar 2-0 ao Monaco, dissemos que o objetivo era vencer o jogo lá. Sofremos o empate ao minuto 87. Não sabemos o que vai acontecer na quinta-feira, mas não vamos mudar a nossa forma de jogar, temos o registo de equipa que mais ataca na Liga Europa, vamos a jogo com respeito pelo Rangers, mas como em todos os jogos vamos para vencer».

[Favoritismo] «O favoritismo, na minha opinião, está 50/50. Disse que teríamos 50,1 na percentagem de favoritismo para este jogo, por jogar em casa; lá os adeptos vão estar em esmagadora maioria, estamos em vantagem, mas acho que é 50/50. Será um jogo difícil para nós, vimos lá o último jogo ao vivo, sabemos o que vamos encontrar, será muito difícil devido à atmosfera que pudemos presenciar».

Declarações de Giovanni van Bronckhorst, treinador do Rangers, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (1-0) frente ao Sp. Braga em jogo dos quartos de final da Liga Europa:

«Temos de conseguir um bom resultado no segundo jogo. Um zero é uma margem curta, na próxima semana temos oportunidade de reverter o resultado. Podíamos ter conseguido um resultado melhor, mas também podia ter sido pior. Penso que tivemos algumas oportunidades para marcar, fomos perigosos nos momentos de transição, mas ainda assim podíamos ter estado melhor. Temos de fazer melhor na próxima semana, no jogo da segunda mão”.

«Temos de mostrar na próxima semana, no jogo da 2.ª mão, que estamos ao nível do desafio, em casa com os nossos adeptos podemos fazer a diferença com uma boa prestação».

[Desapontado pela derrota e pelo golo sofrido] «Ficamos sempre despontados quando o resultado não é o que pretendemos e quando sofremos golos, penso que é normal».

«Nos jogos europeus temos de estar compactos, as equipas têm capacidade para criar perigo a qualquer momento. Devíamos ter marcado nas chances que tivemos, em transição. Em casa vai ser um jogo diferente, estamos em desvantagem, tentámos ser perigosos hoje, mas não tivemos sucesso na finalização».

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Rangers, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Abel Ruiz, 40 minutos.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Fabiano, Tormena, David Carmo, Yan Couto (Paulo Oliveira, 89), André Horta (Lucas Mineiro, 82), Al Musrati (Castro, 83), Rodrigo Gomes, Iuri Medeiros (Falé, 75), Ricardo Horta e Abel Ruiz (Vitinha, 75).

(Suplentes: Tiago Sá, Hornicek, Bruno Rodrigues, Diogo Leite, Paulo Oliveira, Buta, Moura, Lucas Mineiro, Castro, Bernardo Couto, Falé e Vitinha).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Rangers: Allan McGregor, James Tavernier, Connor Goldson, Leon Balogun (Borna Barisic, 62), Calvin Bassey, Glen Kamara, John Lundstram, Ryan Jack (Joe Aribo, 63), Fashion Sakala (Kemar Roofe, 62), Ryan Kent e Scott Arfield.

(Suplentes: Robby McCrorie, Jon McLaughlin, Borna Barisic, James Sands, Joe Aribo, Steven Davis, Aaron Ramsey, Amad Diallo, Scott Wright e Kemar Roofe).

Treinador: Giovanni van Bronckhorst.

Árbitro: Davide Massa (Itália).

Ação disciplinar: cartão amarelo para David Carmo (22) e Ryan Jack (36).

Assistência: 20.331 espetadores.