A Praça D. Maria II vai ser invadida pelos vikings, feirantes, cavaleiros, bruxas e outras personagens dos séculos passados. É a animação da Feira Medieval e Viking, que se realiza, a partir desta quinta-feira até domingo, numa organização da Escola Profissional Cior, com apoio do município.

Além da animação, esta envolvência da temática Viking será acompanha, a nível gastronómico, pelo bacalhau, alimento que vários especialistas apontam como popularizado em Portugal pela presença normanda no território.

Desta maneira se faz a associação da Feira Medieval Viking à iniciativa “Dias à Mesa” que promoverá o consumo do bacalhau em diversos restaurantes do concelho.

Além da gastronomia, os milhares de pessoas que vão acorrer à cidade terão animação garantida e a oportunidade de conhecer alguns factos históricos relacionados com o concelho. Há mil anos, os vikings vieram das terras frias do Norte da Europa até Portugal. Esta incursão normanda chegou até ao Castelo de Vermoim.

Estas razões são suficientes para o apoio municipal a esta feira. «Cumpre a premissa da afirmação territorial e da projeção cultural e turística do concelho de Vila Nova de Famalicão, através de projetos, iniciativas e eventos com valor acrescentado e diferenciador da oferta regional e nacional», justifica o município.