O secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) garante que não se passou “nada de anormal” com a descida dos preços dos combustíveis abaixo do anunciado pelo primeiro-ministro, apontando que a estimativa “foi demasiado redutora”

“Acho que nada de anormal se passou, houve apenas uma interpretação, cremos nós, da informação do Governo, que foi demasiado redutora, simplificando as coisas e considerando apenas o efeito do ISP [Imposto sobre os Produtos Petrolíferos] e esquecendo o efeito dos outros fatores”, disse à Lusa António Comprido, por telefone.

Durante o debate da proposta de Orçamento do Estado no parlamento, em 28 de abril, o primeiro-ministro, António Costa, garantiu que a nova descida deste imposto sobre os combustíveis permitiria “baixar a carga fiscal em 20 cêntimos por litro”.

Para António Comprido, a descida de 20 cêntimos por litro lançada por Costa é “uma conversa diferente”, que resulta de “descontos acumulados com o ISP desde que o ISP foi mexido, em outubro [de 2021]”.

“Se nós somarmos as alterações que houve no dia 16 de outubro, no dia 14 de março, no dia 28 de março e agora no dia 02 de maio, dá efetivamente 20 cêntimos de redução de ISP, mas esses descontos já estavam feitos, já estavam incluídos nos preços da semana passada”, sublinhou.

De acordo com o secretário-geral da associação representativa das maiores petrolíferas, quando a comparação é feita com a semana anterior, não se pode “falar dos descontos feitos nas semanas anteriores ou nos meses anteriores”.

“Temos de comparar o impacto da última alteração do ISP, e não de todas as alterações desde que elas aconteceram, acho que isso é evidente, não é preciso tirar nenhuma licenciatura em matemática para perceber”, defendeu.

Com base nas alterações anteriores, António Comprido apontou que a descida para esta semana, desde segunda-feira, dia 02 de maio, unicamente baseada na carga fiscal, seria de cerca de 14,5 cêntimos por litro, tal como indicado, noutra situação, pelo Governo, mas, alertou, que há outros fatores a considerar.