Rock in Rio Lisboa 2022: Brands Like Bands Animam Chef’s Stage

Gastronomia, Entretenimento e Sustentabilidade sentam-se à mesa do Rock in Rio Lisboa.

A menos de 50 dias de abrir as portas da Cidade do Rock, o festival apresenta mais uma estreia. Chama-se Continente Chef’s Garden e é composto por uma área de cozinha (Chef’s Kitchen) onde se servem menus especialmente criados pelos renomados chefs portugueses Justa Nobre, Miguel Castro e Silva, Noélia Jerónimo e Vítor Sobral; uma área de refeições com 400 lugares sentados, com sombra; e, ainda, um palco (Chef’s Stage) onde Ljubomir Stanisic, um dos nomes – e rostos – mais mediáticos da Gastronomia em Portugal, assume os comandos para promover vários momentos ao longo do dia que pretendem provocar e envolver o público nas temáticas da alimentação sustentável trazendo, para isso, convidados especiais e “juntando uns pozinhos” de arte e entretenimento. Ainda nesse palco, intercalando com os momentos conduzidos pelo chef Estrela Michelin, haverá concertos e DJ sets.

al como em todos os espaços da Cidade do Rock também aqui o Rock in Rio procura, através do entretenimento, trazer conversas relevantes que contribuam para a construção de um mundo melhor. No Continente Chef’s Garden pretende-se, assim, chamar a atenção do público para a necessidade de adotar uma alimentação sustentável, capaz de minimizar a pegada alimentar dos portugueses que, segundo dados recentes da Universidade de Aveiro, é a maior de todo o Mediterrâneo (o país importa 73% dos alimentos que consome, que contribui para o facto de a alimentação pesar 30% na pegada ecológica dos portugueses).

«O Rock in Rio é a prova de como a música e o entretenimento podem – e devem – estar ao serviço de temas relevantes para a construção de um mundo melhor. É por isso que no Continente Chef’s Garden juntamos os maiores nomes da gastronomia em Portugal, trazemos receitas com cunho sustentável e recheamos um palco com propostas provocadoras, vários convidados e diferentes formatos de entretenimento, com dicas e sugestões de hábitos alimentares mais sustentáveis», afirma Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.

Um dos grandes destaques do Continente Chef’s Garden, além dos menus de assinatura já apresentados, é o Chef’s Stage. E, tal como todas as receitas de sucesso, também este palco tem um mentor por trás. Falamos de um dos nomes – e rostos – mais conhecidos dos portugueses quando se pensa em Gastronomia, capaz de combinar alimentação, sustentabilidade e entretenimento melhor que ninguém: Ljubomir Stanisic. É precisamente isso que o chef levará a palco no Rock in Rio Lisboa, juntando vários convidados de diferentes áreas – desde artistas, a chefs, produtores e outros – para criar momentos únicos e especiais, bem à sua imagem.
Conhecido, não só, pelo seu dom culinário e projetos de restauração de sucesso (que já lhe valeram uma Estrela Michelin), Ljubomir Stanisic também se destaca pela sua vertente de comunicador, algo que tem reafirmado nos diferentes projetos de comunicação que tem lançado, entre os quais programas televisivos, livros e minisséries documentais como a mais recente Coração na Boca. Mas além disso, o chef jugoslavo é um exemplo de sustentabilidade e prova disso são os muitos projetos e iniciativas que há vários anos implementa nos seus restaurantes – e no seu estilo de vida -, sendo o próprio um verdadeiro agente transformador, contribuindo para consciencializar e influenciar positivamente outros a adotar novos hábitos.

Mas há mais no Chef’s Stage e, como não podia deixar de ser, a música também está garantida. Todas as noites haverá DJ sets de diferentes DJs portugueses e, durante o dia, intercalados com os momentos levados a palco por Stanisic, haverá concertos de bandas de diferentes empresas, curadas pelo projeto Brands Like Bands. Criado em 2013, o projeto acredita no poder mobilizador da música e, assim, reúne bandas de empresas de diferentes setores que se juntam independentemente dos cargos e níveis hierárquicos, para mudar o mundo. Ao longo dos anos o projeto já apoiou mais de 20 causas sociais e ambientais, em Portugal e no Estrangeiro, e mais recentemente juntou-se à iniciativa 1% for the Planet, cuja missão é promover diferentes causas que, coletivamente, possam desencadear soluções em prol das alterações climáticas.

Durante os dois fins de semana do festival vão, assim, subir ao Chef’s Stage bandas como os GoBand, Hollymood, The Relevants, The Group, HumansR, Ecocardiobanda, The Igniters, The Mercernaries, Electric Bang, BBS, Sharing Beauty Band, Rock.io, Tier One Band, ITA, Noises, Armstice, Mucho Love & Landing J’s, The PickUps, Banda Larga, People2People e Banda Autêntica, da Super Bock Group.