Elisabeth Borne vai suceder a Jean Castex como primeira-ministra de França, confirmou esta segunda-feira o Palácio do Eliseu. A antiga ministra do Trabalho foi nomeada por Emmanuel Macron, tornando-se apenas a segunda mulher a ocupar esta posição, depois de Edith Cresson em 1991, então sob a presidência de François Mitterrand.

Primeiro responsável pelos transportes, depois pela transição ecológica e solidária, Elisabeth Borne, de 61 anos, assumiu a chefia do Ministério do Trabalho, Emprego e Integração em julho de 2020. Com esta nomeação, é um novo capítulo na sua carreira em administração e política que começou quando ela entrou no gabinete de Lionel Jospin, então ministro da Educação Nacional, como assessora técnica em 1991.

Jean Castex, antigo líder do Governo, apresentou a renúncia esta segunda-feira a Emmanuel Macron. “Obrigado a Jean Castex, ao seu Governo e a toda a sua equipa”, referiu o chefe de Estado francês no Twitter. “Durante quase dois anos, atuou com paixão e compromisso ao serviço de França. Orgulhemo-nos do trabalho realizado e dos resultados alcançados em conjunto.

Merci à @JeanCastex, à son gouvernement et à toute son équipe. Durant près de deux ans, il a agi avec passion et engagement au service de la France. Soyons fiers du travail accompli et des résultats obtenus ensemble. pic.twitter.com/AmJ2WkCety

— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) May 16, 2022