O Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública comemorou hoje, dia 30 de maio, o seu 145.º Aniversário.

A Polícia de Segurança Pública (PSP), outrora Polícia Cívica, surge em Braga em 30 de Maio de 1877, por decisão da Junta Geral do Distrito, dez anos após a promulgação da Carta de Lei, de D. Luís I, onde se autoriza a criação de um Corpo de Polícia Civil nas cidades de Lisboa e do Porto, assim como nas capitais dos diversos distritos.

Henriques Almeida mostrou-se ainda empenhado em melhorar as condições de operacionalidade dos agentes da PSP de Braga.
“Cientes de que as boas condições de trabalho são essenciais, e que no nosso caso estão longe de ser as ideais, nomeadamente ao nível das instalações, em particular as da sede do comando, continuaremos a fazer tudo o que pudermos para as melhorar, e sobretudo validar um projecto que, uma vez materializado, possa ser adequado aos polícias e aos muitos que diariamente nos procuram e servimos”, disse o Comandande distrital.

 director nacional adjunto para a Área dos Recursos Humanos da PSP, superintendente chefe, Abílio Pinto Vieira, que presidiu à cerimónia, afirmou que é objectivo da PSP “apostar no reforço de meios e na valorizaçao humana, através da for-mação contínua”. Abílio Pinto Vieira transmitiu ainda “uma mensagem de esperança no futuro. Temos capacidade de mo-dernização e este será o nosso caminho”.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, realçou que a segurança “é um valor essencial para a atratividade da cidade e da região. “O distrito de Braga é dos territórios mais seguros e esse é um factor de grande satisfação para nós, Isso coloca desafios e é uma realidade a ter em conta no rejuvenescimento e alocução de meios da PSP”. O autarca bracarense anunciou que o Comando Distrital de Braga da PSP vai ser condecorado com a medalha de Honra da Cidade , no dia do padroeiro S. Geraldo (5 de Dezembro). A cerimónia incluiu a entrega das medalhas de assiduidade, de louvores e do Prémio Patrulha a vários agentes da PSP. A animação musical esteve a cargo do Quarteto de Metais do Conservatório Calouste Gulbenkian.

O Comando Distrital compreende duas Divisões Policiais de Braga e Guimarães, compostas por valências de segurança e ordem públicas, trânsito, investigação criminal, armas e explosivos, ambiente, segurança privada e informações policiais.

Da atividade operacional realizada até ao final do ano transato, salientam-se os seguintes dados:

⦁ 5.202 denúncias em contexto de criminalidade geral (-5%);

⦁ 559 detenções (+7%);

⦁ 1.630 armas rececionadas, no âmbitos das campanhas para entrega voluntária;

⦁ 6.907 Polícias empenhados no policiamento a eventos desportivos, nomeadamente de futebol, com principal destaque para os jogos realizados nos Estádios afetos aos clubes que disputam as duas principais Ligas de Futebol profissional em Portugal;

⦁ 272 ações de sensibilização nas 142 escolas existentes na sua área de responsabilidade;

⦁ 172 ações de sensibilização junto de idosos;

⦁ 350 idosos em acompanhamento pelos Polícias afetos ao policiamento de proximidade.

Do trabalho realizado pelo Comando Distrital, são também de realçar os protocolos mantidos com Associação Académica da Universidade do Minho – AAUM, no sentido de, em conjunto, desenvolver ações que potenciem o sentimento de segurança junto da comunidade universitária e, também com a Pastoral Universitária de Braga, em conjunto com a Comissão de Proteção ao Idoso, na ótica de uma intervenção conjunta e integrada, por forma a melhorar as competências dos idosos, promovendo e apoiando a sua independência e autonomia.