Rede organizada foi desmantelada. Foram detidos 17 homens e duas mulheres entre os 19 e 50 anos

Mais de 17 mil euros, armas, droga e carros de média e alta gama foram ‘caçados’, na segunda-feira, na megaoperação da Guarda Nacional Republicana em Aveiro, Porto e Braga. 

De acordo com o comunicado da GNR, que dá conta dos resultados atualizados da operação, a rede organizada foi desmantelada tendo sido detidos 17 homens e duas mulheres, num total de 19 detidos, com idades compreendidas entre os 19 e 50 anos. 

Destes 19 detidos, 12 foram constituídos arguidos.

A investigação, que já durava há dois anos, resultou no desmantelamento da organização criminosa responsável pelos crimes de “furto, furto qualificado, roubo, sequestro, extorsão, posse de armas proibidas, tráfico de armas, tráfico de estupefacientes, burla e associação criminosa, nos distritos do Porto, Braga e Aveiro”.

Notícias ao MinutoCarros de média e alta gama apreendidos na megaoperação © D.R.

Das 56 buscas domiciliárias realizadas, sete foram em veículos e estabelecimentos, “dando ainda cumprimento a sete mandados de detenção, nos concelhos de Matosinhos, Santo Tirso, Valongo, Trofa, Vila Nova de Gaia, Maia, Paços de Ferreira, Ermesinde, Famalicão, Barcelos, Braga, Guimarães e Oliveira de Azeméis”.

Foram apreendidas oito armas de fogo (cinco pistolas, um revólver e duas caçadeiras modificadas); três armas brancas; sete armas de recreio; 715 munições de armas de fogo; 10 veículos de média/alta gama; 17 400 euros em dinheiro; 54 doses de haxixe; 772 doses de heroína; 561 doses de cocaína; 134 gramas de produtos de corte; duas balanças de precisão; 178 maços de tabaco por suspeitas de furto; várias peças de ouro suspeitas de serem furtadas; 44 telemóveis; dois tabletes; um computador portátil; várias ferramentas utilizadas nos furtos e outras ferramentas furtadas e diversa documentação.

Todos os detidos tinham antecedentes criminais por diversos ilícitos criminais. Serão presentes, hoje, dia 31 de maio, a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, para aplicação de medidas de coação.