A seleção nacional empatou, 1-1, com Espanha com golo de Ricardo Horta

om Cristiano Ronaldo no banco de suplentes, Portugal foi brindado em solo vizinho com assobios, no decorrer da cerimónia dos hinos, no Estádio Benito Villamarín.

Um jogo que não começou de feição, mas terminou com sorrisos no rosto para Portugal, que colheu um empate, 1-1, por Ricardo Horta, à passagem dos 82 minutos, num duelo relativo à jornada inaugural do Grupo 2 da Liga das Nações.

Numa primeira parte de forte domínio territorial da Espanha, a primeira ocasião do encontro acabou por ser da autoria de Rafael Leão que, ao longo do encontro, foi dos mais desequilibradores da seleção nacional, porém, igualmente, dos que pior definiu na hora de tentar arrombar o ‘cofre’ de Unai Simón.

Sem muitas ocasiões na etapa inicial, nuestros hermanos acabaram por chegar ao primeiro golo através de uma transição rápida conduzida por Gavi, cruzamento de Sarabia e o avançado da Juventus a ‘matar’ na hora do encosto. Instantes depois, Soler esteve perto do segundo, mas o jogador do Valencia rematou para defesa de Diogo Costa e atirou pouco por cima na recarga. Logo depois foi André Silva quase a ‘morder’ o empate, para depois voltar a ser Leão a não ter arte e magia para o ‘rugido’ final.

E foi novamente dos pés de Rafael Leão que surgiu a primeira grande ocasião de Portugal na etapa complementar, porém Unai Simón levou a melhor sobre o avançado do AC Milan. A felicidade de Portugal sairia do banco, com Ricardo Horta a responder a um cruzamento de João Cancelo e a dar a estocada no cofre espanhol. Perto do fim, nota ainda para Alba que, de baliza aberta, após cruzamento de Sarabia, desperdiçou de forma cantada o 2-1. Mais uma vez, e à semelhança dos últimos cincos encontros, os duelos ibéricos terminaram em… empate.

Onze de Espanha:  Unai Simón; Azpilicueta, Diego Llorente, Pau Torres, Jordi Alba; Soler, Busquets, Gavi; Ferrán Torres, Morata e Sarabia.

Suplentes de Espanha: Robert Sánchez, David Raya, Iñigo Martínez, Marcos Llorente, Koke, Asensio, Fati, De Tomás, Rodri, Alonso, Carvajal, Olmo.

Onze de Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Pepe, Danilo, Raphaël Guerreiro; Bruno Fernandes, João Moutinho, Otávio; Rafael Leão, André Silva, Bernardo Silva.

Suplentes de Portugal: Rui Patrício, Rui Silva, Diogo Dalot, David Carmo, João Palhinha, Cristiano Ronaldo, William Carvalho, Gonçalo Guedes, Rúben Neves, Nuno Mendes, Ricardo Horta, Matheus Nunes.

Antevisão: Espanha e Portugal defrontam-se, esta quinta-feira, no Estádio Benito Villamarín, em Sevilla, pela 39.ª ocasião, em jogos oficiais, desta feita para dar o pontapé de saída na terceira edição da Liga das Nações, prova que a seleção nacional conquistou no ano inaugural.

Curiosiamente, e com Fernando Santos ao leme, o conjunto das quinas empatou nos últimos três embates com nuestros hermanos, sendo que o derradeiro encontro remonta a junho de 2021, num particular disputado no Wanda Metropolitano e que terminou sem golos. 

De salientar que Portugal disputa quatro jogos em apenas 10 dias, sendo este o primeiro que disputará para o Grupo 2 da fase de grupo da Liga das Nações, onde moram igualmente República Checa e Suíça.