‘Top Gun: Maverick’. Família de ‘autor’ quer que filme seja retirado

Em causa nesta polémica estão alegados direitos de autor que não terão sido readquiridos à família de Ehud Yonay, que inspirou o filme original.

A sequela de ‘Top Gun: Ases Indomáveis’ é, atualmente um dos sucessos do cinema mundial, sendo que ‘Top Gun: Maverick’ se apresenta como um dos blockbusters deste verão. Contudo, este segundo filme está envolvido numa polémica referente aos direitos de autor. 

Para explicar o caso, temos de recuar a 1983, ano em que Ehud Yonay escreveu um artigo intitulado ‘Top Gun’ para a ‘California Magazine’. Este foi o ponto de partida e a inspiração para o filme de 1986, com Tom Cruise no principal papel, e que, ainda hoje, é um dos mais marcantes da sétima arte.

Neste primeiro filme, a Paramount Pictures comprou os direitos a Ehud Yonay. Mas parece que o mesmo não sucedeu na sequela. Ou pelo menos é isso que a família afirma. 

Ehud morreu em 2012 e, agora, Shosh, a viúva, e Yuval, o filho, dizem que o estúdio de cinema “ignorou” as leis atuais ao não reverter os direitos para os herdeiros, conta o The Guardian. Ou seja, alegam que os direitos de autor do artigo de 1983 não foram ‘recomprados’ antes de ‘Top Gun: Maverick’ ter sido produzido. 

E é mesmo este facto que alegam num processo que deu entrada, esta segunda-feira, no Tribunal Federal de Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia. Este, adianta ainda a mesma publicação, vinca “danos não especificados, incluindo alguns lucros de ‘Top Gun: Maverick'”, e pretende “impedir a Paramount de distribuir o filme ou outras eventuais sequelas”. 

A Paramount respondeu à Deadline através de um porta-voz, asseverando que as afirmações “não têm qualquer fundamento” e que o estúdio de cinema se defenderá “de forma vigorosa”.