Numa final 100% portuguesa, a Casa do Benfica de Loures bateu o SC Braga por 1-3 e conquistou a Euro Winners Cup pela primeira vez na sua história.

No campo principal da praia da Nazaré, o CB Loures adiantou-se no marcador por Paulinho, aos sete minutos, mas o Braga voltou a igualar o marcador ainda antes do final do primeiro período, por Léo Martins (10).

Após um segundo período sem golos para qualquer um dos lados, as duas equipas voltaram ao areal para decidir tudo nos últimos 12 minutos e foi o CB Loures quem se superiorizou, com golos de Tiago Batalha (26) e Miguel Pintado (32).

O CB Loures tinha passado o grupo C da competição em primeiro lugar, mas com apenas dois triunfos, frente aos espanhóis do Recreativo Huelva (4-3) e aos búlgaros do MFC Spartak (10-2), além de um desaire perante os moldavos do Nistru (4-3).

Depois, o conjunto lisboeta superou, na quinta-feira, os italianos do Pisa BS com um triunfo por 3-1, nos oitavos de final, os espanhóis do Levante na sexta-feira, nos quartos de final, por 3-2 (após prolongamento) e os israelitas do Falfala BSC, nas meias-finais, por 5-3.

Já o Sporting de Braga tinha sido a melhor formação nacional na fase de grupos, conseguindo o pleno de vitórias no grupo B, frente aos cazaques do Arman Pavlodar (3-0), aos finlandeses do FC Baggio (19-1) e aos dinamarqueses do Copenhaga BSC (6-2).

Para chegar à final, os ‘arsenalistas’ derrotaram os polacos do Boca Gdansk, nos oitavos de final, por 5-2, os turcos do Alanya BS com uma goleada de 8-0 nos quartos de final e os franceses do Grande Motte PSB, nas meias-finais, por 7-2.

Entre as restantes equipas portuguesas em competição, o Sporting foi a única, além dos minhotos e lisboetas, a superar a fase de grupos, mas foi eliminado logo nos oitavos de final, com uma derrota por 5-3, frente ao Falfala BSC.

Na competição feminina, o Terrassa venceu o Playas San Javier por 5-3 numa final totalmente espanhola, sucedendo ao Madrid CFF para tornar-se na sétima equipa vencedora em outras tantas edições da Taça europeia feminina de clubes de futebol de praia.

A melhor equipa portuguesa na competição das mulheres foi a AD Pastéis, única a qualificar-se para os quartos de final, fase onde cedeu com uma derrota por 7-0 frente às espanholas do Playas San Javier.

As lisboetas tinham superado o grupo B em segundo lugar, com vitórias sobre o Recreativo Huelva (5-3) e o Gibraltar Wave (6-1) e uma derrota com o Terrassa (3-0).

A Taça europeia de clubes de futebol de praia é um torneio anual, em que participam os campeões nacionais e melhores classificados dos campeonatos nacionais da modalidade na Europa, de modo semelhante à Liga dos Campeões de futebol.