Com o objetivo de aumentar a eficiência do sistema de abastecimento e de controlar e reduzir as perdas de água, o Município da Póvoa de Lanhoso procedeu à instalação de grupos redutores de pressão e de contadores destinados à medição de água consumida por zonas, estrategicamente localizados ao longo do Concelho.

No total, foram instalados 22 grupos redutores de pressão e 17 contadores.

Estas intervenções decorreram no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), visando o investimento em sistema em baixa, objetivando o controlo e a redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água.

Concluído o trabalho de instalação, o Município Povoense está em condições para dar continuidade à implementação do plano estratégico de redução de perdas de água do concelho, através da operacionalização intensiva de campanhas de deteção e correção de fugas de água, que evitem ou minimizem o desperdício de um bem que é cada vez mais escasso.

A operação “Redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água no município da Póvoa de Lanhoso” aprovada no âmbito do Aviso POSEUR-12-2018-18, visa reduzir as perdas nos sistemas de distribuição e adução de água no Concelho. O projeto tem associado um investimento total de 353.798,71€ e conta com um apoio do Fundo de Coesão de 192.897,77€, que corresponde a uma taxa de comparticipação de 64,20% do valor do investimento elegível