A Feira Afonsina marcou o último fim-de-semana em Guimarães, com uma recriação histórica que trouxe à Cidade milhares de pessoas. A Câmara Municipal fez uma estimativa que aponta para a presença de 250 mil pessoas nos quatro dias do evento.

Em declarações ao Grupo Santiago, o Vereador da Cultura e Turismo considerou que o certame serviu para reconciliar as pessoas com a fruição do espaço público, após dois anos de restrições devido à pandemia da Covid-19 que impediu a realização da iniciativa. “O certame reafirmou o sentimento de pertença relativamente ao facto de sermos felizes cidadãos do Berço da Nação”, comentou Paulo Lopes Silva, realçando a importância das condições climatéricas terem sido favoráveis à realização de actividades ao ar livre.
“A feira regressou no pós-pandemia e recuperou a sua expressão em todo o espaço do Centro Histórico”, acrescentou o responsável, congratulando-se com o envolvimento conseguido em torno do tema “Do Condado ao Reino”.

No sentido de garantir a segurança e conhecer os fluxos de afluência, a Autarquia fez uma monitorização da circulação de pessoas em algumas ruas. Entre as 21h00 e 22h00, no passado sábado, na Rua de Santa Maria, o fluxo era de 150 pessoas por minuto. Se extrapolarmos para a permanência em todo o evento, estaríamos a falar na permanência de 450 mil pessoas, mas aquele era o período de maior afluxo. Por isso, com alguma segurança, mais de 250 mil pessoas estiveram em Guimarães.