No pódio das escolas que fazem menos de 100 exames, dois dos três primeiros lugares pertencem a estabelecimentos de ensino de música: a Academia de Música de Santa Cecília e o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.

Duas das três escolas que lideram o ranking dos estabelecimentos de ensino que fazem menos de 100 exames são escolas de música. Os dados foram apurados pela Renascença, que, na análise aos resultados por escola distingue os estabelecimentos de ensino que fazem mais e menos provas.

Na lista dos que fazem menos exames, a Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa, foi a que obteve melhores resultados, com uma média de 15,66 valores, seguida do Colégio dos Cedros, em Vila Nova de Gaia.

Depois destas duas escolas privadas, em terceiro lugar surge a escola pública Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, de Braga, que atingiu uma média de 15,11 valores.

Questionada sobre se o ensino da música pode explicar os bons resultados escolares, a diretora do Conservatório Ana Maria Caldeira admite que pode ser uma justificação, dando como exemplo as classes de conjunto.

“Uma prática orquestral, que eles têm a partir do 5.º ano, exige-lhes uma concentração muito grande, sabem que o silêncio é sagrado, têm de saber quando é que entram. Também têm de ter capacidade de memorização, quando tocam as suas peças a solo”, exemplifica.

Sobre os resultados do ranking, Ana Maria Caldeira mostra-se contente, mas diz que a verdadeira realização daquela comunidade escolar traduz-se na falta de retenções.