Mundial de MotoGP de 2023 arranca em Portimão

Red Bull KTM Tech 3's Portuguese rider Miguel Oliveira celebrates after winning the MotoGP race of the Portuguese Grand Prix at the Algarve International Circuit in Portimao on November 22, 2020. (Photo by PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

Prova decorrerá entre 24 e 26 de março do próximo ano.

O Grande Prémio de Portugal será a prova de abertura do Campeonato do Mundo de Velocidade em motociclismo de 2023, com as categorias de MotoGP, Moto2 e Moto3, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional de Motociclismo.
A prova decorrerá entre 24 e 26 de março do próximo ano e marcará o início do Mundial, que, pela primeira vez desde 2006, começa na Europa.

Será o quarto ano consecutivo que o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) acolhe a maior competição mundial de motociclismo, desde que o MotoGP regressou a Portugal em 2020, depois de ter estado ausente desde 2012.

Para Portimão está, também, prevista a realização de dois dias de testes de pré-temporada, que deverão decorrer na semana anterior ao Grande Prémio, em datas ainda não anunciadas.

Em comunicado, a Federação Internacional de Motociclsimo (FIM) revela que o calendário completo será anunciado “em devido tempo” mas que a primeira prova “já está confirmada”.

Portugal voltou a acolher o Mundial de MotoGP em 2020, em plena pandemia de covid-19, depois de uma ausência de oito anos, sendo que o português Miguel Oliveira foi o vencedor dessa prova.

Em 2021, ainda com o calendário afetado pela pandemia, o AIA recebeu duas provas do Mundial, o GP de Portugal e o GP de Algarve.

O francês Fabio Quartararo (Yamaha), que viria a sagrar-se campeão do mundo nesse ano, venceu a primeira passagem pelo circuito algarvio, com Miguel Oliveira a ser 16.º após uma queda, enquanto que o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) venceu o GP de Algarve, numa prova em que o piloto português desistiu devido a uma queda.