Clube de Barcelos vai voltar a ostentar o emblema anterior a 2005.

O Gil Vicente, da I Liga portuguesa de futebol, vai ostentar de novo o emblema anterior a 2005, depois de aprovada por unanimidade a mudança na assembleia-geral realizada na terça-feira, confirmou o clube de Barcelos.

Ao fim de 16 anos a envergarem um símbolo com um galo sobre fundo vermelho, branco e azul, os minhotos vão regressar ao emblema com o brasão do município de Barcelos e as iniciais do seu nome (GVFC) sobre um fundo vermelho, branco e azul, com que subiu pela primeira vez à elite do futebol nacional, na temporada 1989/90.

“O distintivo deve, portanto, transparecer história e identidade. Com o brasão da cidade de Barcelos no centro do emblema, as cores vermelho, branco e azul em formato listado no interior do mesmo e as iniciais do clube em grande destaque, a proposta de mudança do logótipo rege-se por linhas simples, mas que identificam o Gil Vicente FC”, justifica o clube, numa publicação na rede social Facebook, acompanhada de um vídeo.

O Gil Vicente acrescenta que o símbolo aprovado pelos sócios “carrega nele todo o caminho” até o clube se ter tornado num “clube de referência nacional” e no “maior símbolo do concelho de Barcelos”.

Em 2021/22, os barcelenses vão participar pela 21.ª vez no principal campeonato nacional, depois de terem concluído a edição de 2020/21 na 11.ª posição.

https://fb.watch/60w6UieMXF/