A Endesa afirma que não irá aumentar os preços de eletricidade do mercado residencial até ao final do ano e garante que as condições dos contratos irão manter-se.

A Endesa enviou esta quarta-feira uma carta os clientes residenciais na qual informa que os preços da eletricidade não vão aumentar pelo menos durante este ano.

“Vimos por este meio informar que a Endesa não irá aumentar os preços de eletricidade do mercado residencial até ao final do ano, e garantir-lhe que as condições do seu contrato irão manter-se, tal como indicamos no momento da sua contratação”, lê-se na nota enviada por correio eletrónico a que o ECO/Capital Verde teve acesso.

A mesma empresa havia já adiantado esta segunda-feira, numa nota divulgada junto da imprensa, que se comprometia “a manter os preços contratuais com os seus clientes residenciais em Portugal até ao final do ano”.

O esclarecimento da Endesa surge na sequência das declarações do respetivo presidente em Portugal, Nuno Ribeiro da Silva, que afirmou numa entrevista ao Negócios que “já nas faturas do consumo elétrico de julho, as pessoas vão ter uma desagradável surpresa” e acrescentou que a subida seria “de qualquer coisa na ordem dos 40%, ou mais, relativamente ao pagamento do mês anterior”.

Apoio ao cliente confirma recuo nos aumentos de preços.

Durante uma chamada com a linha de apoio ao cliente da Endesa, o ECO indagou acerca do aumento de preços de 40% que vinha sendo referido na comunicação social nos últimos dias. O operador respondeu que o aumento anunciado abrangeria apenas os contratos celebrados entre abril e junho, e que a partir desse período os novos contratos já iriam incorporar o referido valor de raiz.

O jornalista, que é cliente da Endesa, interrogou se o aumento estava relacionado com a subida das tarifas anunciada pela empesa nas faturas emitidas em maio, ao que o operador negou, explicando tratar-se do pagamento de “uma medida de contingência do Governo para assegurar o abastecimento” de energia “no inverno” – “o consumo não pára, mas a produção tem tido algumas dificuldades”, sublinhou.

Dito isto, o operador foi confrontado com a notícia de que a Endesa não iria alterar os preços até fim do ano. Confirmou, então, que o aumento referido já não seria realizado e indicou que não estão previstas alterações nos preços até final do ano.