Ventos podem dificultar combate às chamas.

portugal vai ter ventos de leste vindos do Norte de África, já a partir desta quarta-feira. Segundo o comandante Jorge Mendes em declarações à CNN, estes ventos começam a “subir” ao final do dia, e vão ser “preocupantes”, podendo complicar o combate às chamas. 

Estes ventos de leste vêm da zona do norte de África, já vêm com “alguma temperatura, entram pelo sul da Europa e chegam sem a humidade habitual de ventos marítimos”, revelou.

Para esta quarta-feira, o IPMA dá conta de vento fraco a moderado (até 30 km/h) de norte ou noroeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral oeste, com rajadas até 65 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 70 km/h.

Durante a manhã, após uma reunião na sede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, revelou que Portugal vai “entrar numa terceira vaga de calor” a partir de dia 20 de agosto, que se vai prologar no mês de setembro, que será “50% a 60%” mais quente do que em anos anteriores.

O ministro disse não excluir a hipótese de regresso à situação de alerta ou de contingência, tendo em conta as previsões meteorológicas para os próximos dias.

Portugal vive dias difíceis no que concerne ao combate aos fogos. O incêndio da Serra da Estrela teve início no dia 6 em Garrocho, no concelho da Covilhã, foi dado como dominado no sábado, mas sofreu uma reativação na segunda-feira.