Variação de preços harmonizada na Zona Euro atingiu 8,9% em julho. Com 9,4%, Portugal teve a nona menor subida de preços, mas está acima da média da Zona Euro.
Depois de ter atingido 8,6% em junho, a taxa de inflação na Zona Euro chegou aos 8,9% em julho, confirmou esta quinta-feira o Eurostat. Portugal está ligeiramente abaixo da média da União Europeia, com uma taxa de inflação de 9,4% em julho e é o nono país com a menor taxa, ainda que acima da média da Zona Euro.
Já a taxa de inflação na UE foi de 9,8% em julho, valor que contrasta com os 9,6% em junho e com os 2,5% na comparação homóloga.
O encarecimento dos preços dos produtos energéticos (um aumento de 4,02 pontos percentuais) foi o fator que mais contribuiu para a aceleração da taxa de inflação na região. Segue-se a alimentação, álcool e tabaco (mais 2,08 pontos percentuais), os serviços (mais 1,6 pontos percentuais) e os bens industriais não energéticos (mais 1,16 pontos percentuais).
Com 9,4% e a par e passo com a Áustria, Portugal teve a nona menor subida de preços, embora tenha ficado acima da média da Zona Euro e ainda que abaixo da média da UE.
França e Malta são os países que registaram as menores subidas de preços, com uma taxa de inflação de 6,8% em julho, seguidos pela Finlândia (8%), Suécia (8,3%), Itália (8,4%) e Alemanha (8,5%).