Antigo sapador florestal ateou três fogos em dois dias em Monção

Incêndios ocorreram este mês nas freguesias de Longos Vales, Lapela e Troviscoso.

Um homem de 46 anos, que já foi sapador florestal, foi detido na terça-feira por ser suspeito de atear três incêndios florestais este mês no concelho de Monção, informou a Polícia Judiciária (PJ). 

Num comunicado enviado esta quarta-feira às redações, a PJ detalha que os fogos ocorreram nos dias 21 e 23, nas freguesias de Longos Vales, Lapela e Troviscoso, recorrentemente “alvo de ignições com natureza dolosa”.

“Os vários locais onde os incêndios ocorreram situam-se numa zona onde existem condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando enorme risco” devido à orografia própria da região, informam as autoridades.

Os fogos em causa representaram, por isso, “elevadíssimo perigo concreto para as pessoas, para os seus bens patrimoniais e para o ambiente”.

Segundo a mesma nota, os três incêndios consumiram uma vasta vegetação “contabilizada em centenas de hectares” e obrigaram a alocar um elevado número de elementos e meios dos bombeiros para o local.

O suspeito, detido através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, é trabalhador da construção civil e já foi sapador florestal. 

“Fazendo uso de viatura e motorizada pessoal, terá recorrido a chama direta para as respetivas ignições, e atuou motivado por incendiarismo”, indica ainda a PJ. 

Indiciado pela prática de três crimes de incêndio florestal, o suspeito será hoje  presente à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.