Autoridades antecipam fila de seis quilómetros para ver o caixão da Rainha

As autoridades britânicas estão a antever em Londres uma fila de seis quilómetros de pessoas que planeiam prestar uma última homenagem a Isabel II, cuja urna estará a partir de quarta-feira em Westminster, edifício do parlamento.

Perante tal cenário, que poderá implicar uma espera de até 30 horas, segundo a imprensa britânica, as autoridades estão a fazer preparativos e a dar instruções muito específicas.

O caixão com o corpo da monarca vai estar no Palácio de Westminster, o edifício que alberga o parlamento inglês, para contemplação do público em geral entre as 17:00 de quarta-feira e as 06:30 de segunda-feira (a mesma hora em Lisboa), dia do funeral de Estado, que começará às 11:00.

Os planos publicados pelo Ministério da Cultura britânico mostram que a fila vai começar em Albert Embankment e continuará até Southwark Park, já depois de Tower Bridge, ao longo da margem sul do rio Tamisa, com passagem por locais emblemáticos como a roda gigante London Eye, o museu Tate Modern e o navio militar HMS Belfast.

Ao longo do percurso estão a ser colocadas casas de banho portáteis e chafarizes com água, e organizações como o centro cultural Southbank Centre, National Theatre e o teatro Shakespeare’s Globe vão funcionar continuamente para vender comida e permitir o uso das casas de banho.

Cafés e outros comércios locais também vão funcionar fora de horas.

A cinemateca BFI Southbank terá um ecrã no exterior onde vai projetar imagens de arquivo da Rainha Isabel II.

Quando chegarem a Albert Embankment, início da fila, as pessoas serão conduzidas através da ponte de Lambeth, para os Jardins da Torre Vitoria, onde terão de passar por controlos de segurança antes de entrarem no Palácio de Westminster.

Uma vez dentro do Palácio de Westminster, as pessoas vão poder passar pelo caixão, mas sem parar, e não podem levar flores ou outro tipo de ofertas.