Putin. NATO critica retórica nuclear “perigosa” e fala em erro de cálculo

Secretário-geral da NATO indica que anúncio de mobilização feito por Putin mostra que guerra não está a ir de “acordo” com os planos do líder russo.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, criticou, esta quarta-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por usar uma retórica nuclear “perigosa e imprudente” e considerou que a mobilização militar anunciada pelo líder russo vai levar a uma escalada do conflito.

Numa entrevista à Reuters, Stoltenberg disse que a decisão de Vladimir Putin de convocar reservistas para combater na Ucrânia não foi uma surpresa e demonstra “que a guerra não está a ir de acordo com os seus planos”. Para o líder da NATO fica claro que o presidente russo cometeu “um grande erro de cálculo”.

Já sobre o uso de armas nucleares, ameaça deixada pela Rússia, Stoltenberg disse que a NATO vai garantir que não há “mal-entendidos” em Moscovo.

“Vamos garantir que não haja mal-entendidos em Moscovo sobre como vamos reagir. Claro que depende do tipo de situação ou de que tipo de armas que eles podem usar. O mais importante é evitar que isso aconteça e isso é por que fomos tão claros nas nossas comunicações com a Rússia sobre as consequências sem precedentes”, disse Stoltenberg.

Recorde-se que Putin anunciou, esta quarta-feira, uma “mobilização parcial” dos cidadãos do país numa mensagem dirigida à nação.

A medida, que entra já em vigor, é justificada com a necessidade de defender a soberania e a integridade territorial da Rússia.