Festa das Colheitas de Prado atraiu muita gente de fora da freguesia

O ambiente de festa instalou-se nas imediações da igreja paroquial da Vila de Prado durante três dias consecutivos, 27 a 29 de setembro. A comunidade local viveu intensamente a VIII Festa das Colheitas de Prado, iniciativa que também atraiu muita gente de fora da freguesia para saborear a gastronomia regional, reviver práticas tradicionais, assistir aos espetáculos de música, participar nas atividades desportivas e nas celebrações religiosas.

Um cartaz rico e diversificado, pensado para “celebrar a tradição e a cultura popular, congregar a comunidade em momentos de encontro e proximidade e angariar fundos para recuperar o imenso património religioso pradense”. Os objetivos da iniciativa foram amplamente alcançados e o balanço é muito positivo, avança a organização, a cargo da Paróquia de Prado (Santa Maria).

“Foi um grande evento. Superou as nossas expectativas a nível de participação e da dinâmica das atividades. Continua a crescer todos os anos”, afirmou o pároco local, João Alberto Correia, acrescentando que a receita obtida este ano será utilizada na recuperação do Retábulo e da Tribuna da Igreja Matriz da Vila de Prado.

O padre João Alberto Correia sublinhou ainda o forte envolvimento e espírito de união da população local. “Sem o empenho da comunidade nada disto seria possível. s rendimentos que obtemos resultam do trabalho voluntário e de donativos”, disse o sacerdote pradense, frisando que a VIII Festa das Colheitas de Prado também tem cativado muitas pessoas de fora da freguesia, que vêm “pela qualidade do cartaz”.

Iniciativas para todos os gostos

À hora das refeições, os sabores da gastronomia regional tomavam conta da tenda gigante colocada no recinto. Caldo verde, arroz de feijão com diversos acompanhamentos, papas de sarrabulho e porco no espeto foram alguns dos pitéus que fizeram as delícias dos visitantes. Com o passar da hora, a magia dos espetáculos de música ao vivo invadia o espaço, deixando um rasto de animação e alegria à sua passagem. Do rock ao pop, passando pelo folclore e pela música clássica, não faltaram opções. Destaque para a atuação de Rogério Braga e sua banda, do Grupo Sétima Vaga, dos grupos folclóricos da freguesia, do artista local Carlos Ribeiro e da Fanfarra da Vila de Prado. O concerto na igreja paroquial foi outro momento musical de excelência.

As recriações de práticas tradicionais fizeram a zona exterior pulsar de vida, levando miúdos e graúdos a reviver hábitos e costumes locais com a desfolhada, o magusto e a cozedura das louças de Prado. Nas duas primeiras noites, a animação continuou pela noite dentro com after-party com DJ. A última, encerrou com uma sessão de fogo de artifício.

Mas as atividades não se confinaram ao recinto. Vestidos a rigor com os trajes de época, sempre bem acompanhados pelos produtos do campo, os pradenses fizeram a tradição sair à rua com o Desfile da Pequenada, o Cortejo e o Leilão das Colheitas. O desporto não ficou de fora ajudou a promover a saúde e o bem-estar com a Caminhada, a Aula de Zumba e o V Torneio das Colheitas/Fut 7 (Grupo Desportivo de Prado). As celebrações religiosas também entraram no programa e a igreja paroquial estava decorada a rigor com os produtos do campo e elementos da tradição local.

A iniciativa integrou a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que se estende de agosto a novembro com dezenas de iniciativas de promoção da cultura popular e das genuínas tradições locais.