Como habitualmente acontece no início de cada ano académico, a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) promove a Receção ao Caloiro, um evento recreativo, cultural e social. A edição de 2022 inicia-se hoje e prolonga-se até sábado, dia 15 de outubro, em Guimarães.

Na noite de hoje, o centro histórico vimaranense vai receber a Tradição e Cultura Académica Minhota. Os académicos trajados vão percorrer as ruas onde Portugal nasceu e celebrar as Serenatas Velhas. O momento homenageia a cidade e marca o início das festividades. Este ano, vai decorrer ainda a atuação do Grupo de Fados da AAUMinho, Sina, no Largo da Oliveira.

Quarta-feira é sinónimo da Latada ecoar por Guimarães! Os novos alunos de cada curso da Universidade do Minho vão percorrer as ruas principais da cidade e realizar apresentações relacionadas com temas académicos e sociais. O evento, que dura a tarde toda, vai unir a comunidade local à académica.

A partir de quarta-feira, o Multiusos de Guimarães também passa a ser o palco da folia e energia dos estudantes. Durante quatro noites, o espaço vai reunir milhares de alunos aos maiores nomes do panorama musical português.

Na primeira noite será a vez do romântico Ivandro, a icónica Rosinha e os habituais Kalhambeke subirem ao palco e deixarem o público em êxtase. Na quinta-feira, os protagonistas voltam a ser a Tradição e Cultura Académica! Os Grupos Culturais da Universidade do Minho vão brilhar juntamente com Joint One e DJ Luís Marinho.

Na sexta-feira, o Multiusos de Guimarães vai vibrar ao som do rap português, com a presença de Bispo e X-Tense. Sábado é sinónimo de última noite de diversão, mas antónimo de cansaço! Os ritmos viciantes e dançantes de Calema e TT, acompanhados pela energia contagiante do DJ Luís Marinho, vão fazer ecoar vozes até ao apagar das luzes do recinto. Os bilhetes diários encontram-se disponíveis nos locais habituais (Fnac, Worten, Lojas CTT…) e em bol.pt.

A saúde não é esquecida no meio de tanta animação! A Gata na Saúde permanece nos eventos recreativos da AAUMinho, aliada ao cuidado físico e psicológico. Além dos estudantes de Medicina e Enfermagem, os estudantes de Psicologia também vão unir-se a esta causa, pela primeira vez.

A AAUMinho convida toda a comunidade académica e local a celebrar um novo (re)começo, com novos residentes nesta que é a melhor Academia do País! Juntos, estamos a um passo de viver dias inesquecíveis!