SC Braga e Paços de Ferreira não foram além de um empate a uma bola, no duelo entre as duas equipas a contar para a 31.ª jornada, no Estádio Municipal de Braga.

A formação forasteira, que pontuou pela terceira ronda seguida, adiantou-se aos 26 minutos, com um tento de João Pedro, mas os anfitriões, que só venceram um dos últimos seis jogos, ainda igualaram, num penálti do brasileiro Galeno, aos 78.

Na classificação, o SC manteve-se em quarto, com 59 pontos, a sete do Benfica, terceiro, enquanto o Paços de Ferreira permanece em quinto, oito pontos à maior em relação ao Vitória SC.

O SC Braga, com uma exibição muito ‘cinzenta’, somou hoje o terceiro jogo seguido sem ganhar.

João Pedro colocou os pacenses a vencer aos 26 minutos, mas Galeno, aos 78, num penálti que nasceu de um lance caricato, restabeleceu a igualdade, que impede o Paços de Ferreira de ‘sonhar’ com o primeiro lugar abaixo dos ‘grandes’.

Os bracarenses somaram o primeiro ponto em três jogos e fizeram uma das piores exibições da época, sem confiança e sem ideias, tendo amenizado o resultado com um penálti que ‘caiu do céu’: ao bater o pontapé de baliza, Jordi esqueceu-se de Galeno e, depois deste lhe roubar a bola, derrubou o avançado brasileiro.

O Paços de Ferreira teve menos posse de bola, mas foi bem mais perigoso do que o Sporting de Braga, tendo desperdiçado uma soberana ocasião para ‘matar’ a partida aos 54 minutos, por Eustáquio.

Os pacenses podem ver o Vitória de Guimarães reduzir para cinco pontos a distância para o quinto lugar, se vencerem o Farense na quinta-feira.

Destaque, nos bracarenses, para a titularidade de Rui Fonte pela primeira vez esta época, depois de longa paragem devido a lesão grave no joelho esquerdo, e para o facto de Galeno, Abel Ruiz e Sporar terem começado o jogo no banco.

No Paços de Ferreira, Pepa fez cinco alterações no ‘onze’, tendo causado surpresa Bruno Costa e Douglas Tanque terem sido suplentes.

O Sporting de Braga até assumiu inicialmente iniciativa ofensiva, mas jogava de forma muito lenta. Castro teve dois remates perigosos na ‘cabeça’ da área, mas ambos foram cortados pela defesa pacense (15 e 19 minutos).

O Paços de Ferreira defendia bem e foi equilibrando a contenda, tentando sempre sair com perigo e, de um canto cobrado por João Amaral do lado direito, inaugurou o marcador, com João Pedro, mais alto e mais forte do que Bruno Rodrigues, a cabecear com acerto (26 minutos).

Carlos Carvalhal mostrou o descontentamento com o rendimento da equipa mexendo ainda antes do intervalo, aos 36 minutos, lançando Galeno para o lugar do apagado Piazon.

Logo no reatamento da segunda parte, entraram João Novais, Gaitán e Abel Ruiz, a equipa pareceu um pouco mais ligada ao jogo, mas foi o Paços de Ferreira a estar muito perto de fazer o segundo golo, por Eustáquio – a bola saiu a rasar o poste após rápido contra-ataque, aos 54 minutos.

Sem ideias, o Sporting de Braga não conseguia criar situações reais de golo, nem com Sporar em campo a partir dos 70 minutos.

Aos 78 minutos, Jordi ‘ofereceu’ a grande penalidade a Galeno, que não desperdiçou a conversão, dando um ponto muito ‘suado’ aos bracarenses.

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o empate a uma bola na receção ao Paços de Ferreira:

«Não é difícil fazer uma análise: não jogámos nada. Devido a alguma fadiga tirámos jogadores nucleares da equipa. Houve uma mudança de sistema, na tentativa de fazer golos porque não estávamos a marcar, assumo a responsabilidade que o sistema não surtiu efeitos. Na primeira parte reparto as responsabilidades com os jogadores, porque jogaram o seu jogo e não o jogo da equipa. Na segunda parte melhorámos, mas faltou mais uma vez agressividade ofensiva. Acabámos por fazer um golo. Temos de olhar para o futuro, temos uma competição importante, a Taça de Portugal, e quero que a equipa reaja o mais rápido possível, já no próximo jogo. Queremos honrar o Sp. Braga dentro do campo, é nossa obrigação. Temos de o fazer. Temos de encontrar um rumo para chegar à final da Taça de Portugal nas melhores condições. O que há de positivo, se é que há algo positivo, é que este ponto encerra as contas do quarto lugar, da Taça Uefa; mas não estou a dizer que esse era o objetivo».

[Como se motiva a equipa?] «Vou ser sincero: a maior motivação é representar o Sp. Braga, vestir esta camisola; não é preciso mais motivação nenhuma. É isso que exijo».

Declarações de Pepa, treinador do Paços de Ferreira, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o empate a uma bola frente ao Sp. Braga:

«Fizemos um jogo fantástico, estivemos confortáveis no jogo todo. Não foi só atrás da linha da bola a ver o jogo passar, tivemos as melhores oportunidades. Jogo tremendo. Fiquei um pouco preocupado com a questão de não ir abaixo depois de sofrer, mas mesmos depois disso a equipa soube reagir e procurou o golo. Tivemos as melhores oportunidades. Fica o amargo de boca por isso. Hoje demos muito para colher só um ponto. Em termos de exibição foi uma das melhores da época».

[Saída de João Amaral] «A estratégia passava por controlar o lado esquerdo do Braga. Era um conforto que queríamos dar ao Jorge. A saída do Amaral teve a ver com desgaste. Se fosse no FM não tirava ninguém, a equipa estava com saúde, estava muito bem. Quem entrou não entrou mal, coincidiu com o golo. Erros todos cometem, conseguimos dar reposta».

[Rumores de que estará a caminho do V. Guimarães] «O meu foco é único e exclusivamente as competições europeias. Faltavam quatro pontos, agora faltam três».

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Paços de Ferreira, 1-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, João Pedro, 26 minutos.

1-1, Galeno, 78 (grande penalidade).

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Esgaio, Tormena, Bruno Rodrigues, Sequeira, Castro (João Novais, 46), Fransérgio, André Horta (Gaitán, 46), Piazon (Galeno, 36), Ricardo Horta (Sporar, 70) e Rui Fonte (Abel Ruiz, 46).

(Suplentes: Tiago Sá, Zé Carlos, Raul Silva, Caju, João Novais, Galeno, Gaitán, Abel Ruiz e Sporar).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Paços de Ferreira: Jordi, Jorge Silva, Marco Baixinho, Marcelo, Rebocho, Eustáquio, Ibrahim (Bruno Costa, 80), Luiz Carlos, João Amaral (Adriano Castanheira, 70), Uilton (Lucas Silva, 80) e João Pedro (Douglas Tanque, 69).

(Suplentes: Matias Fracaro, Martin, Bruno Costa, Matchoi, Adriano Castanheira, Dor Jan, Lucas Silva, Maracás e Tanque).

Treinador: Pepa

Árbitro: Hélder Malheiro (Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para João Amaral (33), João Pedro (39), Jorge Silva (74) e Abel Ruiz (90+2).