Vitinha brilha na Amoreira e Sp. Braga carimba regresso às vitórias e cola-se ao FC Porto no 2º lugar

Avançado português anotou um golaço na visita ao Estoril-Praia.

O Sporting de Braga colocou, este sábado, um ponto final na série de dois jogos sem vencer para o campeonato português, conquistando os três pontos na ida ao terreno do Estoril (0-2), em jogo da 10.ª jornada da I Liga.

Os golos deste encontro aconteceram apenas no primeiro tempo. Primeiro, e à passagem dos dez minutos de jogo, Dani Figueira ainda fez uma primeira defesa, mas não impediu o golo do médio Al Musrati.

À passagem da meia hora surgiu o melhor golo da tarde na Amoreira e assinado por Vitinha. Após combinação com Ricardo Horta, o avançado, de fora da área, puxou a culatra atrás e fez a bola a entrar junto à trave.

No segundo tempo, o Estoril Praia tentou reagir, mas foi incapaz de impedir o triunfo dos bracarenses, que são agora o melhor ataque do campeonato.

Feitas as contas, o Sporting de Braga consolida a terceira posição com 22 pontos, os mesmos que o FC Porto e a seis do líder Benfica. Já o Estoril é o sétimo classificado com 15 pontos.

Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, em conferência de imprensa, depois da vitória sobre o Estoril (2-0), na Amoreira, em jogo da 10.ª jornada da Liga:

Eficácia e rigor defensivo, como é que viu esta vitória do Sp. Braga?

– Forçava aqui a palavra trabalho do ponto de vista coletivo. Fomos uma equipa sólida que procurou ser competente em todos os momentos do jogo. Foi uma vitória importante e justa para nós. Não só na primeira parte, mas na segunda em que conseguimos ser equilibrados. Conseguimos concretizar as oportunidades que tivemos, tivemos ainda uma ou outra para fazer mais golos, mas fizemos tudo o que era exigido para levarmos daqui os três pontos.

O Sp. Braga alcança o FC Porto no segundo lugar. Vai continuar a olhar para cima?

– Sabíamos que esta vitória era importante, a distância que tínhamos para cima era a mesma que tínhamos para baixo. Queríamos somar os três pontos para novamente partilharmos o segundo lugar que, para nós, à 10.ª jornada, é muito gratificante. Mas são três pontos como outros, importantes, mas que não alteram o nosso rumo.

O que tem a dizer do golo de Vitinha?

– A finalização é o final de uma jogada coletiva bem conseguida, uma jogada de envolvência em que participaram vários atletas. A finalização, para além de eficaz, é bonita. Acaba por materializar com esse segundo golo a vantagem em termos qualitativos que o Braga já estava a demonstrar no jogo.

Nélson Veríssimo, treinador do Estoril, em conferência de imprensa, depois da derrota, em casa, diante do Sp. Braga (0-2), em jogo da 10.ª jornada da Liga:

Estoril não resistiu à eficácia do Braga?

– Começando pelo início, julgo que tivemos uma boa entrada no jogo. Sabíamos que íamos defrontar uma equipa com qualidade, que gosta de manter a posse de bola. O nosso desafio coletivo era retirar a bola ao Braga e penso que isso foi conseguido. Acabámos por sofrer um golo numa situação de bola parada num momento em que estávamos a jogar com menos um. Ainda assim, tivemos capacidade para nos reorganizarmos. O segundo golo dá mais tranquilidade ao Braga. Tivemos algum discernimento no controlo do jogo com bola, mas a partir dessa altura deixámos de ter. Há mérito na forma como Braga chega ao golo, mas também houve demérito da nossa parte.

– Ao intervalo mudámos, sentimos que com uma desvantagem de dois golos tínhamos de fazer um imput na equipa no sentido de colocar mais gente na frente e fazer as ligações que não estávamos a conseguir na primeira parte. Passámos a jogar com dois avançados e a fazer a construção com o Rosier na linha dos centrais, dar largura aos nossos laterais. Penso que entrámos bem na segunda parte, conseguimos ligar mais o jogo, ainda que sem grandes oportunidades de golo. Tivemos uma oportunidade em que podíamos ter reduzido para 2-1. A nossa equipa teve mais capacidade de jogo ofensivo, mas não conseguimos marcar. Temos de dar os parabéns ao Braga.