Em causa estão suspeitas de crimes económicos em violação de regras da contratação pública. Conselho de administração do Hospital de Braga “assegura o cumprimento dos trâmites legais” dos concursos públicos visados.

A Polícia Judiciária (PJ) fez buscas no Hospital de Braga na manhã desta quarta-feira, 11 de janeiro, avançou a CNN Portugal. Em causa estão suspeitas de crimes económicos que violam as regras da contratação pública.

O Hospital de Braga já confirmou as buscas, assegurando a cooperação com as autoridades e “o cumprimento dos trâmites legais”, cita a agência Lusa. “O Hospital de Braga informa que se encontram a decorrer buscas do Ministério Público nas suas instalações. O Conselho de Administração reitera que se encontra a colaborar totalmente com as autoridades nas diligências realizadas”.

De acordo com a PJ, que também confirmou as buscas através de um comunicado, estas inserem-se  no âmbito de uma investigação de “eventuais irregularidades” em procedimentos públicos de aquisições efetuadas por aquele hospital. Em causa está um inquérito por criminalidade económico-financeira tutelado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto. A investigação estende-se também a outra empresa no Porto.

“Em investigação está matéria relacionada com contratação pública, nomeadamente com eventuais irregularidades em procedimentos públicos de aquisições efetuadas pela unidade hospitalar”, refere o comunicado. As buscas contaram com a presença de um magistrado judicial e de um magistrado do Ministério Público.