A chuva deverá atingir todo o país apenas no domingo, mas chega já esta sexta-feira às regiões norte e ao centro. No início da próxima semana, agasalhe-se, porque está prevista a chegada de uma massa de ar frio.

Se o final desta semana só traz más notícias para a zona Centro e Norte do país, domingo e segunda-feira vão ser ‘dias tristes’ para todo o território de Portugal continental.

“Para domingo e segunda-feira está prevista chuva por todo o território continental”, alerta Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em declarações ao Notícias ao Minuto, dando conta que se espera uma descida de temperaturas e queda de neve nas terras altas.

“Nas primeiras horas de segunda-feira, a quota da neve vai estar acima dos 1.200 metros e vai subir para os pontos altos da Serra da Estrela”, afirmou.

A chuva fica por aqui (até ver), mas Portugal continental vai ser ‘invadido’ por uma massa de ar frio, que vai fazer com que as temperaturas mínimas e máximas desçam consideravelmente até quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de janeiro.

“As máximas vão rondar entre os oito e os 14 graus Celsius, enquanto as temperaturas mínimas, principalmente nas zonas mais próximas ao litoral, estarão entre os três e os seis graus Celsius”, disse Patrícia Gomes.

A meteorologista refere ainda que as regiões do Interior Norte e Centro podem ainda atingir temperaturas abaixo de zero a esta altura.

A meteorologista detalhou que, para amanhã, sexta-feira, e sábado, está prevista chuva fraca no litoral norte e centro, com mais probabilidade de ocorrência de aguaceiros no Minho e no Douro litoral.

“Está prevista uma subida de temperaturas mínimas” nestas regiões, avançou a meteorologista.