Temperaturas devem ultrapassar os 20 graus em quase todo o continente (e chegar aos 25ºC na Madeira) e o céu vai estar pouco nublado ou limpo.

Conta a lenda que, num dia frio e chuvoso, um soldado romano chamado Martinho de Tours (São Martinho) seguia a cavalo quando encontrou um mendigo. Sem nada que lhe pudesse dar, pegou na espada e rasgou a sua capa em dois, dando-lhe metade. Mais tarde, encontrou outro mendigo, com quem partilhou a outra metade da capa. De repente, o frio parou e o sol apareceu. O bom tempo prolongou-se por três dias. Mas será que, este ano, a meteorologia confirma a tradição?https://606519d69050447a442895f01447fb6e.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-39/html/container.html

Para já, de acordo com a informação que consta na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), não há previsão de chuva para sexta-feira, dia de São Martinho, no território continental, e as temperaturas máximas mais altas chegam aos 22ºC em Braga, Setúbal e no Algarve.

Na Madeira, o céu também deverá estar pouco nublado e os termómetros chegam a 24ºC no sábado e 25ºC no domingo. Nos Açores, o verão de São Martinho é mais curto: a chuva só dá tréguas na sexta-feira, estando de regresso no sábado.

Apesar das temperaturas máximas serem ‘confortáveis’ (com vários distritos a chegarem aos 20ºC, tanto amanhã como no sábado), o IPMA alerta para uma descida das mínimas na sexta-feira. Por exemplo, em Vila Real e na Guarda, os termómetros podem cair até aos 6ºC. No litoral, as mínimas esperadas variam entre os 11 e os 13ºC.

Sem avisos meteorológicos na mira, o céu deverá apresentar-se pouco nublado ou limpo em todo o território continental. A chuva está de regresso no domingo.