Se vir um carro mal estacionado, já pode denunciar a irregularidade às autoridades através de uma aplicação móvel. A ‘app’ “Denúncia de Estacionamento” já abrange todas as zonas do país.

A aplicação, que pode ser descarregada na Google Play Store, prevê “uma série de ilegalidades de estacionamento, como carro estacionado em lugar de deficiente ou antes de um semáforo”.

Para fazer a queixa formal por estacionamento proibido, indevido ou abusivo, é preciso preencher um formulário e anexar fotografias do estacionamento em causa.

Depois, o alerta é dado às autoridades – PSP, GNR ou Polícia Municipal – mais perto do local da ocorrência.

Não é preciso ir à esquadra

João Pimentel Ferreira, programador e criador da aplicação, esclareceu ao Polígrafo que a “Polícia Municipal confirma que dá seguimento às queixas dos cidadãos por esta via, de acordo com o estipulado no n.º 5 do artigo 170.º do Código da Estrada”.

“Inicialmente a ANSR emitiu um comunicado às polícias a propósito da ‘app’, a referir que os denunciantes teriam que ir à esquadra identificar-se, mas depois desenvolvi meios para os utilizadores se autenticarem através da Chave Móvel Digital, que, para efeitos legais, é equivalente à presença requerida”, afirma o criador da aplicação.

No entanto, as forças policiais não aceita denúncias anónimas.