Explosão “inadvertida” durante desativação de engenhos explosivos faz um morto no quartel de Santa Margarida

Alerta foi dado perto das 17h00, havendo ainda a registar cinco feridos, dois deles em estado grave, que foram transportados para o hospital de Coimbra.

Um militar morreu após uma explosão no quartel de Santa Margarida, confirmou ao SAPO24 uma fonte do INEM. De acordo com informações, haverá ainda cinco feridos, dois dos quais em estado grave.

O Exército, entretanto, confirmou que a explosão “inadvertida” ocorreu durante uma operação de desativação de engenhos explosivos, tendo provocado a morte a um sargento ajudante, que tinha 40 anos. O caso está agora entregue para investigação à Polícia Judiciária Militar, tendo sido “aberto um processo de averiguações”.

“No âmbito do Planeamento e Gestão das Áreas de Instrução, Infraestruturas de Tiro e Infraestruturas de Treino do Campo Militar de Santa Margarida, foi empregue uma equipa de desativação de engenhos explosivos do Regimento de Engenharia N.º1 para a destruição, no local, de munições e explosivos e foguetes (…) no decorrer da operação de desativação de engenhos explosivos ocorreu uma explosão inadvertida, da qual resultou um morto e cinco feridos”.

Refira-se que para o local foram mobilizados vários meios de emergência, entre os quais um helicóptero, 12 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Constância e ainda 37 operacionais.

Marcelo fala em “grave acidente”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já reagiu a este acidente, salientando que está a acompanhar os desenvolvimentos do mesmo.

“O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas acabou de ter conhecimento do grave acidente ocorrido, esta tarde, no campo militar de Santa Margarida e já falou com a Ministra da Defesa Nacional e com o General Chefe do Estado-Maior do Exército, acompanhando solidariamente as vítimas desse acidente e seus familiares, enquanto decorrem as operações a cargo das entidades competentes”, lê-se no comunicado.