Braga recebeu em Cannes prémio do Financial Times como melhor cidade do futuro.

Braga recebeu o prémio de melhor cidade do futuro atribuído pela fDi – Intelligence Magazine, conceituada publicação do Financial Times, numa cerimónia que teve lugar em Cannes, França, durante a maior Feira de Investimento Imobiliário da Europa – MIPIM.

O administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, a vice-presidente do Município, Sameiro Araújo, e o director da Dinamização Económica e Atracção de Investimento, Gil Carvalho, receberam o galardão que distingue Braga como melhor cidade do futuro na categoria dedicada à estratégia de captação de investimento externo, no que respeita a cidades com menos de 200 mil habitantes.

Esta é a terceira vez que Braga surge no ranking da revista FDI, “European Cities and Regions of the Future – the Best and the brightest among Europe investments destination”. Depois do quinto lugar alcançado neste mesmo ranking, em 2022, Braga consegue, para 2023, subir cinco posições e chegar ao pódio, em igualdade com Wolverhampton.

“É um orgulho receber esta distinção, que vem comprovar a relevância do concelho na Europa. Ao mesmo tempo, é um reconhecimento que irá, com certeza, atrair novos negócios para a nossa região”, sublinha o administrador da InvestBraga, Carlos Silva.

“É um resultado extraordinário para a cidade de Braga e mostra a importância do trabalho de promoção externa que temos desenvolvido ao longo dos últimos anos. Estamos, cada vez mais, no radar internacional”, destaca a vice-presidente do Município, Sameiro Araújo. 

Recorde-se que, só no último ano, a área de Dinamização Económica e Atracção de Investimento (DEAI) prestou apoio a 122 projectos de investimento e realizou 260 reuniões com empresas, empresários, empreendedores, potenciais investidores, facilitadores de investimento e outras entidades de apoio e promoção de actividades económicas. 

Do total dos projectos acompanhados, 42% tiveram origem internacional. “Em 2021, esta percentagem ficava-se pelos 26%, portanto, trata-se de um crescimento de investidores internacionais que procuram Braga para criar novas unidades das suas multinacionais e instalar os seus projectos”, atesta o director da DEAI, Gil Carvalho.

No último ano, a InvestBraga, através da DEAI, assumiu ainda um papel importante na procura de espaços de localização das actividades económicas, tendo realizado 90 reuniões com facilitadores de investimentos, prestadores de serviços ou proprietários que procuravam oportunidades de investimento. Ao mesmo tempo, a empresa municipal ajudou a agilizar 24 processos de licenciamento de novas actividades económicas no concelho.