Têm circulado vídeos pelo TikTok que sugerem que a prática de sexo oral pode aclarar a barba, supostamente devido à acidez do pH da vagina. Contudo, já vários especialistas explicaram que este fator não provoca mudanças na pigmentação do pelo.

Um vídeo publicado no TikTok ficou viral, contando já com mais de 20 milhões de visualizações, após a sua autora sugerir que a cor da barba do companheiro teria aclarado devido a este lhe fazer sexo oral. Escreveu “a barba dele começou a ficar ruiva desde que te conheceu”, com a descrição “iykyk”, que significa “se tu sabes, tu sabes”. Já outros utilizadores da mesma rede social partilham a ideia de que os pelos aclaram devido ao ato sexual.

Mas será que é possível as secreções vaginais aclararem os pelos? Heather Irobunda, médica obstetra e ginecologista, respondeu ao vídeo original, afirmando que a informação não é verídica, e que “provavelmente é apenas genética”. “As secreções vaginais não aclaram pelos da barba, pelos púbicos, qualquer tipo de pelos, lamento. Pode fazer com que a sua roupa íntima seja aclarada, e perca a cor de algumas das peças mais escuras, mas não é suficientemente forte para aclarar pelos”, explica.

A médica justifica no vídeo que “o pH vaginal não é ácido o suficiente para causar mudança de cor dos pelos”. “Mas mesmo que fosse ácido o suficiente, provavelmente não haveria tempo de contacto suficiente (embora algumas pessoas possam tentar) para permitir que a cor alterasse”.

De acordo com a “PopSugar“, Zeeshan Afzal, diretor médico da Welzo, uma empresa que oferece serviços de saúde privados, concorda com a ginecologista. “Não é possível que secreções vaginais ou sexo oral com alguém com vulva alterem a composição genética dos folículos pilosos da barba. Assim como a cor do seu púbis ou da sua pele não muda quando você faz sexo, a sua vagina também não tingiria a barba de alguém”, confirmou o médico.

Nesse caso, o que é que justifica que os pelos da barba de alguns homens tenham a tendência a aclarar com o tempo? Heather Irobunda justifica que esta alteração se deve a fatores genéticos, e que muito provavelmente a pessoa “tem uma mutação genética para cabelos ruivos”.

Já Parmeet Kaur, especialista em saúde pélvica, conta à “PopSugar” que existem ainda outras causas para o possível aclaramento dos pelos, nomeadamente “a luz, reflexo, ou outros fatores ambientais”, como a exposição solar. “Não existe nenhuma evidência científica que sugira que fazer sexo oral em alguém com uma vulva possa fazer com que a barba fique ruiva”, declara.