O tráfico humano é uma realidade oculta em Portugal mas existe e todos os anos faz vítimas. Por cá, até há casos de crianças que são vendidas pelos pais a redes internacionais e acabam obrigadas a mendigar no nosso País.

O Observatório de Tráfico de Seres Humanos sinalizou, entre 2019 e 2021, 12 presumíveis vítimas de mendicidade forçada, valor que, segundo Marta Pereira, coordenadora nacional das respostas de assistência às vítimas de tráfico de seres humanos ´” muito reduzido” e não reflete a realidade verificada.

A Diretoria do Porto da Polícia Judiciária (PJ) contabiliza 9 inquéritos de mendicidade forçada entre 2014, e o inspetor-chefe revela ao Jornal de Negócios que “há muitas cifras negras, porque a mendicidade forçada é um crime muito difícil de investigar”.

As crianças estão especialmente expostas e corem mais risco, sendo também sujeitas a grande violência. Foi o caso de ‘Sandra’, que revelou ao mesmo jornal o pesadelo vivido em Portugal entre 2009 e 2014.

Toda a gente pensava que era filha de um casal romeno a viver no norte mas, na realidade, tinha sido vendida logo aos 10 anos pela mãe, romena, a um compatriota que vivia na Irlanda. Acabou devolvida e novamente foi vendida pela mãe, por qualquer coisa como mil euros. Foi levada para Portugal, obrigada a casar com o filho do casal que a comprou e tornou-se escrava da casa da família.

Durante o dia, ‘Sandra’ era obrigada a mendigar, sempre vigiada por um elemento da família, e a roubar no interior das lojas. Se recusava, era agredida, se não cumpria os ‘objetivos’ era espancada. A violência era a rotina. à noite, para além das agressões, era sujeita a abusos sexuais por parte do ‘marido’ e violada.

Cinco anos depois de ter chegado a Portugal, e num episódio em que foi agredida num café e a proprietária do espaço filmou, acabou finalmente salva pelas autoridades. Mas em causa estava apenas o caso de violência doméstica.

A jovem continuou a ser ameaçada e perseguida pela família e só aos 17 anos é que passou a ser considerada vítima de mendicidade, tendo o caso começado a ser investigado pela Polícia Judiciária.

No pesadelo que viveu, e aos 13 anos, a romena engravidou, teve a criança e foi obrigada a dá-la para adoção. Os captores obrigaram-na a colocar um implante anticoncecional para que pudesse continuar a ser escrava sexual.

Hoje, com 33 anos, ‘Sandra’ refez a vida ao lado de um novo companheiro e já tem uma filha, estando grávida de 33 semanas, mas não esquece as dificuldades e o horror que enfrentou, e que só ultrapassou com ajuda das instituições e estruturas que, em Portugal, apoiam as vítimas do tráfico de seres humanos e mendicidade forçada.