O ilustrador Sebastião Peixoto, de Braga, venceu o “Prémio de Excelência” na edição de 2023 concurso internacional da prestigiada Communication Arts. O prémio foi atribuído em fevereiro e a sua ilustração será publicada na edição anual da revista americana, em maio.
Sebastião Peixoto foi distinguido com a ilustração “Podíamos roubar nuvens ao céu”, desenvolvida para a exposição coletiva no PIM! VII Mostra de Ilustração, no FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos. Os artistas foram desafiados a completar a frase ” Ai… se eu mandasse”.
A Communication Arts, revista sediada na Califórnia e dedicada às artes, expõe o melhor de várias disciplinas (design, publicidade, fotografia, ilustração, interativo e tipografia) há 64 anos, desde os artistas consagrados até aos emergentes. Tem difusão internacional e uma circulação paga de 25 mil exemplares.
O artista Sebastião Peixoto nasceu em 1972, em Braga, e licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto.
Atualmente, trabalha como ilustrador freelancer, colaborando com várias editoras nacionais e estrangeiras. Publicou trabalhos em vários fanzines, revistas e jornais, e participa regularmente em exposições coletivas de pintura e ilustração em Portugal e no estrangeiro.
Em 2014, venceu uma Menção Honrosa no 7.º Encontro Internacional de Ilustração de São João da Madeira. Em 2016, foi selecionado para o Catálogo Ibero-Americano de Ilustração e, em 2017, ganhou um Gold Award, An Illustrated Book of Plants: To sprout, bloom, and fruit, Thesif Award/Seoul Illustration Fair, Seoul.
Já em 2021, foi distinguido com um Merit Award pela 3×3 Magazine e venceu o Grande Prémio da 3.ª Bienal de Ilustração de Guimarães. Em 2022 e 2023 foi reconhecido, respetivamente, pela Creative Quarterly e Communication Arts.