Balanço da medida integra Prestação de Contas que é apreciada sexta-feira pela Assembleia Municipal de Vila Verde.
O programa “Vale + Nascer Vilaverdense” apoiou um total de 210 bebés nascidos em 2022 no concelho de Vila Verde, conforme consta no relatório de atividades e de prestação de contas que o executivo camarário vai submeter à apreciação da Assembleia Municipal, na sessão agendada para a noite desta sexta-feira.
Integrado num plano de ação do Município para incentivo à natalidade e políticas sociais de apoio às gerações mais novas, o “Vale + Nascer Vilaverdense” contempla um contributo de 250 euros por criança para despesas efetuadas em farmácias localizadas no concelho de Vila Verde, exclusivamente com produtos para recém-nascidos.
A presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, realça o facto de a medida – que veio concretizar um dos compromissos eleitorais assumidos para o seu mandato autárquico – estar a ser “bem acolhida pelas famílias e jovens pais do concelho”.
“É um contributo para promover a natalidade, com apoio aos recém-nascidos e às famílias, em particular aos jovens casais, num momento particularmente desafiante, tendo também em conta este período de agravamento excessivo dos custos de vida”, explica Júlia Rodrigues Fernandes.
A autarca salienta que “o desenvolvimento de políticas e medidas concretas que favoreçam a natalidade é uma prioridade e uma exigência social cada vez mais evidentes” no concelho, que é reconhecido pela UNICEF como “Cidade Amiga das Crianças”
Júlia Fernandes destaca ainda a concretização do “VAI – Vamos Apostar na Infância”, um programa que visa assegurar condições para melhorar a qualidade de vida e o crescimento e desenvolvimento das novas gerações no concelho.
“O nosso compromisso é trabalhar para garantir que o Município prossiga na linha da frente no apoio e na valorização das novas gerações e na construção de um futuro cada vez melhor para as populações locais”, justifica a presidente do executivo camarário.
O programa “Vale + Nascer Vilaverdense” apoia despesas em produtos como vacinas, medicamentos e outros materiais específicos ligados à saúde e alimentação dos bebés.
O apoio deve ser requerido pelos pais nos dois meses após o nascimento do bebé. O vale de 250 euros concretiza-se sob a forma de reembolso de despesas efetuadas em farmácias aderentes, nos seis primeiros meses da criança.
Dois 210 apoios concedidos em 2022, a maioria (119) reporta-se a nascimentos em famílias residentes na zona sul do concelho, aos quais acrescem 57 na zona norte e 34 na zona centro. Em termos de freguesias, os maiores números de candidaturas vieram de Vila Verde e Barbudo (com 34), Lage (19), Vila de Prado (18), Moure (10), Turiz (10), Vade (10), Loureira (8) e Ribeira do Neiva (8).