Hoje, a 2 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Asma.

Caso não saiba, asma é uma doença inflamatória crónica dos brônquios que se começa a manifestar, na infância, mas é capaz de surgir em qualquer idade. Atinge, no mundo, cerca de 300 milhões de indivíduos e afeta o aparelho respiratório de 7% dos portugueses, explica o Hospital Lusíadas. Hoje, a 2 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Asma.

Existem vários tratamentos convencionais, é verdade, mas também existem soluções, mais naturais, que ajudam a atenuar os sintomas mais incómodos, como os chás, explica a Healthline, com a ajuda de Grant Tinsley, especialista em nutrição. 

Por exemplo, o chá que é feito de gengibre, tem muitos nutrientes benefícios e benefícios como reduzir a inflamação, aliviar náuseas e diminuir os níveis de açúcar no sangue. Além disso, segundo alguns estudos, também ajuda quem tem asma, reduzindo a inflamação nas vias aéreas. 

Também o chá verde é mencionado. Graças aos seus nutrientes, antioxidantes e, aliás, investigações sugerem ainda que é capaz de aliviar a inflamação nos pulmões, algo que acontece em muitos indivíduos com asma. Além disso, a cafeína deste chá pode ajudar a relaxar as vias aéreas durante até quatro horas e fornecer alívio temporário dos sintomas da asma, acrescentam.