A fuga deveu-se a uma avaria no camião cisterna em que a substância estava armazenada.

Um camião cisterna com matrícula espanhola provocou, esta segunda-feira, um derrame de uma substância tóxica, enquanto estava estacionado na Avenida António Ribeiro, na freguesia das Águas Livres, na Amadora.

Em causa esteve a avaria num dos sistemas do veículo, que foi contida, mas que provocou um “pequeno derrame”.

De acordo com a mesma fonte, a substância trata-se de acrilato de butilo, tendo sido criado um perímetro de segurança no local.

“Esta fuga deveu-se a um mau fecho do tamponamento do taque. A fuga era pouca, foi fácil de controlar, mas é um produto altamente inflamável e altamente tóxico. Portanto, houve a necessidade de pedir outros meios diferenciados ao local, como uma viatura de matérias perigosas do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, que colmataram o produto e fizeram a recolha do produto para recipientes próprios para o efeito”, revelou Mário Conde, comandante dos Bombeiros Voluntários da Amadora, em declarações à imprensa.

O responsável adiantou que, pelo risco, foi necessário evacuar a aérea com uma cobertura de 150 metros, apelando a que a população arejasse as casas. Além disso, a circulação continua interdita, uma vez que “ainda há cheiros e resíduos”.

“O risco, neste momento, está minimizado. Quando houver condições de segurança, abriremos as vias para que se possa circular”, assegurou, ressalvando que “não há risco para a população, nem havia na altura”.

O motorista, que já foi identificado, encontra-se dentro da viatura. Segundo Conde, a situação é da responsabilidade da empresa, uma vez que se tratou de um erro mecânico do tanque.

O produto será recolhido pela Proteção Civil Municipal, enquanto a viatura seguirá para as proximidades da Resiquímica, em Algueirão-Mem Martins, onde fará a descarga, na terça-feira.

Foram acionados 11 veículos e 31 operacionais, entre eles dos Bombeiros Voluntários da Amadora, Bombeiros Voluntários de Carcavelos, Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e da Polícia de Segurança Pública (PSP).