A cidade de Braga prepara-se para receber a XI Marcha pelos direitos das pessoas LGBTQIAP+, no próximo sábado, 3 de junho, com o ponto de encontro marcado para as 16:30, no Parque da Ponte.

Sob o lema “Queremos ser felizes, porra!”, a marcha deste ano procura “reforçar o direito fundamental de todas as pessoas à felicidade, bem como a plena aceitação das suas identidades e orientações sexuais”.

A Marcha pelos direitos das pessoas LGBTQIAP+ de Braga é um evento anual de “grande relevância” para a comunidade LGBTQIAP+ e seus aliados, organizado pelo coletivo Braga Fora do Armário, que visa promover a igualdade, o respeito e a inclusão.

Durante a marcha, os participantes reivindicarão “direitos iguais, o acesso sem preconceitos à saúde e à educação, bem como a proteção contra o estigma e a discriminação”.

O mote deste ano, inspirado na icónica música “FMI” de José Mário Branco, reflete “a determinação e a vontade de construir um mundo novo, onde todas as pessoas possam ser felizes, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género”, em que “a felicidade não deve ser negada a ninguém, e é chegada a hora de garantir a plena igualdade de direitos para todas as pessoas”.