O animal sente a sua falta.

Se o seu gato não para de rasgar o papel higiénico e urinar no sofá, isso pode ser resultado da ansiedade de separação, sugere um novo estudo.

Muitos estudos observaram problemas de separação entre donos e cães, mas a mesma pesquisa não foi feita para gatos. Estudos recentes descobriram, no entanto, que os gatos domésticos são sociais e também desenvolvem laços com os seus donos.

Para avaliar questões relacionadas à separação nos nossos companheiros felinos, os investigadores deram a 130 donos de gatos adultos no Brasil um questionário sobre os comportamentos, interações e estilo de vida dos seus gatos. Dos 223 gatos, 13,5% tiveram pelo menos um problema relacionado com a ansiedade de separação – como comportamentos destrutivos ou estados mentais angustiados – desafiando a ideia comum de que os gatos são felizes sozinhos.

“Algumas pessoas acreditam que os gatos domésticos são incapazes de desenvolver um apego pelos seus cuidadores, mas essa ideia não foi confirmada por estudos recentes, mostrando que esses animais podem estabelecer laços com os seus donos”, disse a autora do estudo, Aline Cristina Sant’Anna, professora de zoologia na Universidade Federal de Juiz de Fora, no Brasil.