Cerca de 140 alunos de cinco turmas do 7.º ano da Escola Básica André Soares, em Braga, participaram, ao longo do mês de maio, na residência artística “Imaginarte – Um olhar sobre a fotografia”, numa iniciativa promovida pelo Município, através da Divisão da Cultura, e em colaboração com a entidade artística PAVAC – Passos Audiovisuais Associação Cultural.

A PAVAC é uma associação sediada em Braga que trabalha a promoção, divulgação e produção nas artes visuais, desenvolvendo diversos projetos artísticos em torno do vídeo e da fotografia. Com este projeto procurou-se explorar as diversas técnicas da fotografia de retrato e promover a reflexão crítica sobre a evolução desse género fotográfico.

Além de oferecer uma abordagem teórica que estimulou o espírito crítico dos alunos em relação às imagens consumidas e produzidas diariamente nos meios de comunicação e redes sociais, a residência artística também proporcionou um espaço amplo de possibilidades para que cada aluno pudesse expressar-se e utilizar técnicas fotográficas para representar a sua visão pessoal.

A materialização desta residência culminará num objeto artístico final. Refira-se que esta atividade está integrada no «ATLAS – Programa de Mediação Cultural», promovido pelo Município de Braga, alinhado com a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.