O detido é suspeito de ter roubado a propriedade intelectual da empresa, como plantas e designs, e de ter tentado organizar produções semelhantes no norte da China.

Um antigo executivo da Samsung Electronics foi detido por suspeitas de ter roubado segredos comerciais, na Coreia do Sul. Segundo revela o The Washington Post, o homem, de 65 anos, tentou criar uma fábrica de chips de computadores na China.

O detido é suspeito de ter roubado a propriedade intelectual da empresa, como plantas e designs, e de ter tentado organizar produções semelhantes no norte da China, de acordo com a Procuradoria do distrito de Suwon. 

Segundo a acusação, o uso da tecnologia roubada teria causado um prejuízo de cerca de 233 milhões de dólares [cerca de 217 milhões de euros] para a Samsung.

Em comunicado, citado pelo Washington Post, o Ministério Público refere que o suspeito é um “indiscutível especialista nacional de topo no fabrico de semicondutores” e que trabalhou durante 18 anos na Samsung. Após deixar a empresa, desempenhou funções executivas durante uma década na SK Hynix, outra empresa de tecnologia sul-coreana.

Foram ainda acusadas de “participação ativa” no roubo outras seis pessoas, que terão sido contratadas pelo principal suspeito.