A Noite Branca de Braga vai realizar-se entre 08 e 10 de setembro, anunciou hoje a Câmara.

Em comunicado, a autarquia adianta também que, na próxima segunda-feira, dia 19, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Praça Municipal, vai realizar-se a hasta pública para a adjudicação do direito de exploração de stands de bebidas e para as áreas de ‘street food’ para a Noite Branca de Braga.

A hasta pública para adjudicação do direito de exploração de nove contentores e cinco quiosques de vendas de bebidas a colocar em vários pontos da cidade inicia-se pelas 14:30.

Já a hasta pública para adjudicação do direito de exploração de duas Praças Alimentares na área denominada de “Street Food” localizadas no Campo das Carvalheiras, Avenida Central e Praça do Comércio e Largo do Pópulo terá início pelas 16:00.

Os interessados podem consultar os regulamentos no Balcão Único do Município de Braga ou aqui.

Adolfo Macedo, também vocalista da banda Mão Morta e conhecido pelo nome artístico Adolfo Luxúria Canibal, disse ainda que aquele evento “se transformou numa espécie de noite temática de uma qualquer discoteca de província”.

“Para o comércio tradicional são épocas de pesadelo”

“A Noite Branca faz diminuir drasticamente o ganho do comércio tradicional”, referiu o socialista, aludindo, concretamente, ao setor da restauração.

Segundo Adolfo Macedo, os “clientes tradicionais” não aparecem naqueles dias, por serem de “demasiada confusão e massificação e não haver onde estacionar”, enquanto os visitantes “vão para as barraquinhas beber umas litrosas e comer uma sandes ou um courato”.

“As cervejeiras e as barraquinhas ganham e muito. Mas para o comércio tradicional são épocas de pesadelo”, referiu, sublinhando que tem essa perceção “por experiência própria” e por relatos que vai recebendo.

Ricardo Rio diz ter “uma realidade diferente”

Na resposta, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, disse ter “uma realidade diferente”, esgrimindo, desde logo, os valores dos movimentos de pagamentos por multibanco, que aumentam na Noite Branca.

“E nesses valores não constam os pagamentos das sandes e das cervejas, que não são feitos por multibanco”, acrescentou.