Guimarães será o primeiro município do Norte a implementar o projeto e reciclagem de cápsulas de café, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Vitrus, empresa municipal responsável pela recolha de resíduos e limpeza dos espaços público, revela que o projeto envolve 12 marcas de café: Bellissimo, Bogani, Buondi Caffè, DeltaQ, Nescafé Dolce Gusto, Nespresso, Nicola, Segafredo, Sical, Starbucks, Torrié e UC, sob a égide da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC).
“O sistema comum para a recolha de cápsulas de café será implementado pela empresa municipal Vitrus Ambiente, assumindo o compromisso com a sustentabilidade e promovendo a economia circular, com a disponibilização de equipamentos nas várias juntas de freguesia, como também nos principais supermercados e espaços comerciais do concelho”, refere o comunicado.
E acrescenta: “Assim, qualquer pessoa poderá depositar as cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio e borra de café) para que sejam totalmente recicladas. Os invólucros de plástico ou de alumínio transformar-se-ão em outros objetos do quotidiano e a borra do café será utilizada para composto natural, ou seja, fertilizante para enriquecer as terras agrícolas”.
O projeto será apresentado na próxima terça-feira, com a presença do presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, do presidente da Vitrus Ambiente, Sérgio Castro Rocha, da secretária-geral da AICC, Cláudia Pimentel, e dos representantes das várias marcas de cafés.