Protocolos de Descentralização Cultural para 2019 totalizam cerca de 80 mil euros

Teatro, Música e Folclore são as três grandes áreas culturais envolvidas nos apoios ao abrigo do protocolo, tendo sido incluídas 4 novas instituições na lista dos beneficiados.

No seguimento da política prosseguida pela Câmara Municipal de Guimarães, no que concerne ao incentivo e ao apoio à formação, criação, produção e divulgação culturais nas diferentes áreas, foram atribuídos subsídios para o ano de 2019 no valor total de €78.650,00, a que correspondem obrigações de colaboração cultural com o Município por parte das entidades contempladas. As instituições dividem-se por 6 categorias: Bandas Musicais e Orquestras, Grupos Folclóricos, Grupos de teatro, Grupos Corais,Grupos de Música e Escolas de Música.

Há 4 novas instituições que integram, este ano, a lista. Na categoria dos Grupos Folclóricos é incluído o Grupo Folclórico de Santa Cristina de Longos, nos Grupos de Teatro é incluída a Associação Jovidem – Jovens de Pevidém, nos Grupos Corais é incluído o Grupo Coral AMTROL VocALFA e nas Escolas de Música é incluída a Escola de Música da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos.

O Protocolo de Descentralização Cultural tem como objetivo o apoio a instituições do Concelho de Guimarães, dando-lhes oportunidade para que possam desenvolver e apresentar o seu trabalho artístico em eventos escolhidos pelo Município, contribuindo assim para o fomento e divulgação das práticas culturais como desenvolvimento do ser humano e como fator de coesão social.