Uma alegada mudança no algoritmo da rede social está a resultar em que sejam exibidos menos conteúdos noticiosos.

Uma alegada mudança no algoritmo do Facebook levada a cabo em maio está a afetar o tráfego de publicações de media, com notícias a aparecerem cada vez menos aos utilizadores da rede social.

Quem o diz é a Echobox, uma empresa especializada em redes sociais que partilhou dados recolhidos a partir de mais de duas mil publicações de media em todo o mundo. Estas publicações referem ter começado a sentir mudanças no final de fevereiro, com a situação a piorar desde então.

“Há uma tendência negativa significativa e é uma plataforma importante para nós porque a nossa audiência está sobretudo no Facebook. Diz respeito a 25% do nosso tráfego”, nota um dos editores da Madison 365, uma organização noticiosa sem fins lucrativos. “O tráfego é menor. As subscrições são menores e também há menos visualizações de vídeos. É a realidade de há duas semanas atrás e de há vários meses, por isso não estou a falar do impacto de um ‘golpe’. Estou a falar de uma mudança no ambiente de leitura e de visualização em que o Facebook já não está a partilhar links”, acrescenta um dos editores responsáveis pelo Insider.

Sobre o caso, o CEO da Echobox, Antoine Amann, contou ao Gizmodo que tem dificuldades em apontar as causas desta queda de tráfego.

“É difícil dizer com certezas quais são as causas, mas o Facebook não fez segredo sobre as suas intenções de despromover conteúdo noticioso na sua plataforma e dar maior prioridades a vídeos que, por natureza, resultam em menos tráfego”, afirmou Amann. “Pode ser extremamente desafiante para as publicações estarem à mercê de outras plataformas, com desempenhos e receitas a sofrerem o grande impacto de mudanças de algoritmos sobre os quais não têm qualquer controlo”.